Nacional vence Tondela (1-0) e avança para os oitavos de final da Taça de Portugal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nacional vence Tondela (1-0) e avança para os oitavos de final da Taça de Portugal

Nacional eliminou o Tondela e garantiu os oitavos de final da Taça de Portugal
Nacional eliminou o Tondela e garantiu os oitavos de final da Taça de PortugalCD Nacional
No Estádio dos Barreiros, casa emprestada ao Nacional, os insulares bateram a formação beirã e garantiram o passaporte para a próxima ronda da “prova rainha” do futebol português. Segunda parte trouxe futebol mais atrativo, mas a decisão saiu da marca de grande penalidade.

O jogo entre as duas equipas que militam na Liga 2 prometia um bom espetáculo, mas valeu essencialmente pela segunda metade. Nacional e Tondela vinham de quatro jogos sem ganhar (três empates e uma derrota para os insulares, quatro empates consecutivos para os beirões) e procuravam dar a volta ao texto com a garantia da passagem à próxima fase da Taça de Portugal.

Contudo, nos primeiros 45 minutos nenhum dos conjuntos conseguiu impor o seu jogo e o perigo andou sempre longe das balizas. A pouca dinâmica e a falta de ideias de parte a parte pediam ajustes e a verdade é que o nulo ao intervalo parece ter ajudado a mudar o chip para a segunda parte.

O jogo voltou mais aberto e o primeiro lance de perigo surgiu do pé direito de Rúben Macedo, que, após bom envolvimento do ataque do Nacional, atirou ao lado da baliza contrária.

Respondeu o Tondela, à passagem da hora de jogo, com um remate forte de Telmo Arcanjo, desde fora da área, para defesa atenta de Rui Encarnação, antes de nova investida dos insulares, com Dudu, bem descoberto por Zé Manuel, a perder muito tempo já dentro da grande área, deixando cair por terra uma boa oportunidade para finalizar. 

Ainda que não de forma declarada, o Nacional mostrava que podia inflingir a segunda derrota da época ao Tondela, que até aqui só tinha perdido diante da UD Oliveirense, curiosamente eliminada na ronda anterior pelos insulares. E o golo não tardou. A cerca de meia-hora do final, Babacar Niasse ficou mal na fotografia ao falhar a saída após lançamento longo e, na sequência, Ricardo Alves travou um remate adversário com o braço, num lance castigado com grande penalidade. Chamado a converter, Dudu enganou Babacar e inaugurou o marcador a favor dos locais.

À procura do empate, o Tondela cresceu no encontro, mas o tempo escasseava e a ansiedade parecia toldar algumas decisões. A dez minutos dos 90, Matías Lacava apareceu solto na grande área e, em excelente posição, rematou para defesa de registo de Rui Encarnação

A pressão junto da baliza insular aumentava, mas o Nacional ia sustendo as investidas dos beirões, que, até final, voltaram a ter oportunidade de empatar, primeiro por Matías Lacava e, mesmo a terminar, por Daniel dos Anjos, mas sempre sem sucesso.

 O triunfo junta o Tondela à lista de equipas já apuradas para os oitavos de final da “prova rainha” do futebol português.