Mais

Não há duas sem três: Portugal coloca sabedoria popular à prova contra Marrocos

Gonçalo Ramos e Rafael Leão estiveram em destaque contra a Suíça
Gonçalo Ramos e Rafael Leão estiveram em destaque contra a SuíçaAFP
Pela terceira vez nos quartos de final de um Campeonato do Mundo, a Seleção Nacional quer repetir os exemplos de 1966 e 2006 e avançar para as meias-finais. Leões do Atlas procuram fazer história para África e inspiram-se em 1986.

Diz o adágio popular que não há duas sem três, sabedoria que vai ser posta à prova esta tarde no Estádio Al Thumama quando a Seleção Nacional defrontar Marrocos (15 horas) nos quartos de final do Campeonato Mundo de 2022.

Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no site
Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no siteFlashscore

A cumprir a oitava participação em Mundiais, Portugal chegou a esta fase pela terceira vez e nas duas anteriores conseguiu sempre alcançar as meias-finais. Em 1966 deixou pelo caminho a Coreia do Norte (5-3, com quatro golos de Eusébio) e em 2006 foi carrasco de Inglaterra (0-0, 3-1 no desempate por penáltis).

Desta feita, os comandados de Fernando Santos vão ter pela frente uma equipa de Marrocos que quer fazer história. Defesa menos batida da competição (apenas um golo sofrido), o conjunto orientado por Walid Regragui sonha tornar-se na primeira seleção africana a atingir as meias-finais de um Campeonato do Mundo, superando os feitos de Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010) que se ficaram pelos quartos de final.

E para isso os magrebinos tentam inspirar-se em 1986. Depois dos empates com Polónia (0-0) e Inglaterra (0-0), Marrocos entrou para a última jornada discutir a passagem à próxima fase com Portugal e graças aos golos de Abderrazada Khairi e Krimau conseguiu vencer a equipa das quinas (3-1, com Diamantino a fazer o tento de honra português) e tornar-se na primeira equipa africana a chegar aos oitavos de final de um Mundial.

Foi o primeiro de dois encontros entre Portugal e Marrocos. Há quatros anos, na Rússia, Portugal devolveu a gentileza com uma vitória por 1-0 na segunda jornada do Grupo B do Campeonato do Mundo.

2022 marca ao terceiro embate entre estas duas equipas. Com uma vitória para cada lado, veremos quem será o último a rir no Catar e ficar um passo mais perto do topo do Mundo.