Esta quinta-feira, 28 de novembro, a ITIA (Agência Internacional para a Integridade do Ténis) anunciou a suspensão por um mês da tenista Iga Swiatek, depois de ter testado positivo a trimetazidina.
A substância, conhecida pelas suas propriedades de otimização dos processos energéticos celulares e de proteção das células cardíacas contra o stress oxidativo, faz parte da lista de substâncias proibidas.
Ilie Nastase: "Eles não são parvos como nós!"
O antigo tenista Ilie Nastase (78 anos) reagiu após saber da notícia, comparando a situação da polaca Iga Swiatek à de Simone Halep, afirmando que a nacionalidade da atleta conta muito quando se trata das decisões das autoridades.
"Bem, porque ela é da Polónia, é por isso que só demorou um mês. Eles não baixam a cabeça, não são parvos como nós. É por isso. É essa a diferença. Nós somos do terceiro mundo, a Polónia é do bom mundo. Ela disse que não foi de propósito, não disse? Mas fez-lhes bem? Fez-lhe bem a ela. A coisa está feia. A Halep apanha dois anos em primeira instância, a polaca um mês. Bem, claro que sim. Se calhar assustou-os (ITIA) o facto de a Simona ter virado o resultado no CAS. Mas se a italiana não fosse a número 1 e ela fosse romena, quanto tempo achas que teria sido suspensa? Ainda 2 a 3 anos", disse Ilie Nastase, segundo o Golazo.
A suspensão foi aplicada retroativamente, abrangendo o período de 12 de setembro a 4 de outubro, durante o qual Iga Swiatek falhou os torneios Korea Open, China Open e Wuhan Open. Após o seu regresso ao tribunal, o veredito final foi anunciado hoje. Como a ITIA também incluiu na sanção o estatuto de inatividade provisória, faltam apenas oito dias de suspensão a Swiatek.