Mais

Natação: Adam Peaty confirma que vai participar nos Jogos Olímpicos de 2028

Peaty tentará competir nos Jogos Olímpicos de 2028
Peaty tentará competir nos Jogos Olímpicos de 2028QUINN ROONEY / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Adam Peaty anunciou que tenciona competir numa quarta edição dos Jogos Olímpicos, depois de terem sido acrescentadas seis novas provas de natação aos Jogos de Los Angeles de 2028, naquilo a que chamou "uma decisão espantosa".

O Comité Olímpico Internacional ratificou uma decisão que prevê que as provas de 50 metros costas, mariposa e bruços sejam disputadas pela primeira vez.

Anteriormente, apenas o estilo livre era disputado na distância mais curta do desporto, apesar de todos os quatro estilos estarem no programa dos campeonatos mundiais.

O britânica Peaty é duas vezes medalhada de ouro nos 100 metros bruços e detentor do recorde mundial nos 50 metros.

O atleta de 30 anos não chegou a confirmar os seus planos para Los Angeles, mas a oportunidade de ganhar um título de 50m bruços convenceu-o a continuar.

"Os eventos de 50m Sprint acabam de ser adicionados aos @la28games, o que confirma a minha tentativa de estar nos meus quartos Jogos Olímpicos. Este é o melhor resultado para o nosso incrível desporto e permitirá que mais pessoas façam parte dele e permaneçam nele por muito mais tempo. Obrigado @world_aquatics por esta decisão fantástica. Tenho um bom pressentimento em relação aos próximos três anos", disse ele no Instagram.

Os eventos adicionais de 50m elevam a contagem de medalhas de ouro da natação para 41, contra 35 nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.

O australiano Cameron McEvoy, atual campeão olímpico masculino dos 50 metros livres, acrescentou: "Os métodos de treino especializado dos 50 metros são agora uma mercadoria quente, depois de tantos anos a ser utilizada".

No total, serão atribuídas 55 medalhas nos desportos aquáticos - que também incluem a natação artística, o pólo aquático, o mergulho e as águas abertas - mais do que em qualquer outro desporto.

"A decisão de hoje é um testemunho da evolução contínua da natação nos Jogos Olímpicos. A inclusão destes seis novos eventos melhora o equilíbrio do programa e acrescenta mais oportunidades para os atletas mostrarem as suas capacidades no maior palco do mundo", afirmou o Presidente da World Aquatics, Husain Al Musallam, após a ratificação da mudança pelo Comité Olímpico Internacional.

A natação é um dos quatro únicos desportos disputados em todas as Olimpíadas desde os primeiros Jogos em 1896, juntamente com o atletismo, a ginástica artística e a esgrima.

Os Estados Unidos e a Austrália há muito que dominam a natação em piscina, tendo as duas nações voltado a estar na vanguarda em Paris no ano passado.

O COI anunciou também que, pela primeira vez, o número de atletas femininas a competir em Los Angeles (5 333) ultrapassará o dos homens (5 167).

O torneio de futebol feminino foi aumentado para 16 equipas. A competição masculina tem 12 equipas.

Uma nova categoria de peso feminina no boxe e duas novas equipas femininas de pólo aquático asseguram a paridade de género nestes desportos.

Foram também confirmadas várias novas provas de equipas mistas, nomeadamente no golfe, na ginástica e no ténis de mesa, tendo sido acrescentada uma estafeta mista de 4x100m à competição de atletismo.