Hobson, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, tornou-se o quinto nadador mais rápido da história na distância, juntando-se à superestrela Michael Phelps como os únicos americanos a ficar abaixo de um minuto e 44 segundos.
"Foi inacreditável. Um minuto e 43 segundos tem sido uma espécie de objetivo para mim há já alguns anos", disse Hobson. "E só de o ter conseguido aqui, estou super entusiasmado e ansioso por Singapura", acrescentou.
Gabriel Jett terminou em segundo lugar, com 1:44.70, selando assim o seu bilhete para o Campeonato do Mundo de Singapura, que se realizará de 11 de julho a 3 de agosto próximo.
Nos 200 metros livres femininos, Claire Weinstein, de 18 anos, ultrapassou a superestrela Katie Ledecky para vencer com 1:54.92 minutos, o tempo mais rápido do mundo em 2025, enquanto a nadadora medalhada terminou em segundo lugar com 1:55.26.
Ledecky, nove vezes medalhista olímpica de ouro, já tinha garantido o seu lugar no seu sétimo Campeonato do Mundo com uma brilhante vitória na terça-feira nos 800 metros livres.
Torri Huske, medalha de ouro nos 100 metros mariposa em Paris-2024, ficou em terceiro lugar, colocando-a na luta por um lugar cobiçado na estafeta do Campeonato do Mundo em Singapura.
"Estou muito feliz"
Os dois primeiros classificados de cada prova, mais os nadadores das estafetas de 100 e 200 metros livres, farão parte da equipa dos EUA nos Mundiais de Singapura, desde que cumpram os tempos de qualificação, e até um máximo de 26 nadadores masculinos e femininos.
Claire Curzan, seis vezes campeã do mundo que não se qualificou para os Jogos de Paris-2024, continuou a sua recuperação na quarta-feira com uma vitória nos 200m costas em 2:05.09, batendo a antigo recordista mundial Regan Smith (2:05.84).
Entretanto, Gretchen Walsh bateu o seu próprio recorde nacional ao vencer os 50 metros mariposa com um tempo de 24,66 segundos, seguida de Kate Douglass com 25,39.
"Queria fazer o meu melhor tempo, para que fosse mais um recorde americano, mas não esperava batê-lo por tanto tempo, por isso estou muito feliz com este momento e com o meu progresso neste torneio", disse Walsh, a recordista mundial dos 100m mariposa, que se aproximou do recorde mundial dos 50m mariposa de Sarah Sjostrom, de 24,43 segundos.