Mais

Natação: Marchand abdica de provas para atacar medalhas no Mundial

Marchand, em plena competição
Marchand, em plena competiçãoPhoto par CARMEN MANDATO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O nadador francês Léon Marchand vai abdicar de disputar duas das quatro provas que lhe valeram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no Mundial de Singapura, com o objetivo de atacar o recorde mundial dos 200 metros estilos, revelou esta segunda-feira o presidente do seu clube.

Marchand, de 23 anos, foi uma das estrelas mais destacadas dos Jogos de Paris, onde conquistou a medalha de ouro nos 200 metros bruços e 200 metros mariposa, assim como nos 200 e 400 metros medley individual.

No entanto, agora vai concentrar-se exclusivamente nas provas de medley.

"Ele não vai disputar os 200 metros mariposa nem os 200 metros bruços", disse Michel Coloma, do clube Dauphins du TOEC, de Toulouse, à AFP. "Ele quer ver o que acontece nos 200 metros medley, sem ter outras provas no seu programa."

Marchand já é o recordista mundial dos 400 metros medley, após ter tirado o recorde da lenda norte-americana Michael Phelps em 2023, mas agora quer bater o recorde de Ryan Lochte de 2011, 1:54, nos 200 metros medley.

Esteve perto de consegui-lo na final olímpica, que venceu com o tempo de 1 minuto e 54,06 segundos, estabelecendo um recorde olímpico no processo.

Léon começará o Mundial de Natação em 30 de julho com as eliminatórias dos 200 metros medley e a final no dia seguinte.


Menções