A jovem nadadora de 18 anos quebrou o recorde mundial dos 200 metros estilos femininos com um tempo de 2:05.7 minutos, superando a marca de 2:06.12 estabelecida pela húngara Katinka Hosszu nos Mundiais de 2015. Com este feito, tornou-se também a primeira mulher a nadar a distância abaixo dos 2:06.
O recorde alcançado na segunda-feira foi o segundo mundial batido por Summer McIntosh durante os Campeonatos Canadianos de Natação em Victoria, depois do tempo histórico nos 400 metros estilos, registado no sábado.
A promissora canadiana voltou ainda a impressionar no domingo, vencendo os 800 metros livres com o terceiro melhor tempo da história, numa prova que nem sequer é das suas preferidas.
Apesar disso, McIntosh não mostrou sinais de cansaço e teve outra atuação deslumbrante na segunda-feira para encantar o público na Colúmbia Britânica.
"Estou muito contente com este tempo e tento sempre continuar", disse McIntosh depois de bater um novo recorde.
"Não há margem para erros"
"É inacreditável. Os 200 metros medley são a minha prova principal, das cinco ou seis em que tenho de fazer tudo na perfeição. Não há margem para erros e é uma espécie de teste de velocidade para mim, por isso estou muito contente. Dá-me muita confiança para ir para Singapura", acrescentou McIntosh, referindo-se ao Campeonato do Mundo de Natação que se realizará no país do Sudeste Asiático em julho.