Mais

Natação: McIntosh e Walsh destacam-se no Campeonato do Mundo de Piscina Curta

Summer McIntosh
Summer McIntoshLionel Hahn / KMSP via AFP

Em boa forma desde a sua chegada à Hungria, a canadiana Summer McIntosh e a americana Gretchen Walsh voltaram a brilhar esta quinta-feira nos Mundiais de natação de pista curta, em Budapeste.

Depois de ter vencido os 400 metros livres na terça-feira, Summer McIntosh conquistou o título mundial nos 200 metros mariposa. Tal como na terça-feira, a canadiana estabeleceu o recorde mundial da distância em 1'59''32, 29 centésimos melhor do que a marca anterior, que pertencia à espanhola Mireia Belmonte desde 2014.

"Eu não diria que treino muito", disse a nadadora de 18 anos. "Mas eu sou muito boa em concentrar-me", acrescentou.

Irresistível nos Jogos Olímpicos de Paris, no verão passado, com as suas três medalhas de ouro (200m mariposa, 200 e 400m livres), McIntosh bateu a americana Regan Smith (2'01''00) e a australiana Elizabeth Dekkers (2'02''91).

Uma das grandes revelações dos últimos Jogos Olímpicos, McIntosh está a começar com o pé direito o seu novo ciclo olímpico, que culminará nos Jogos de Los Angeles, em 2028.

Em Budapeste, poderá ainda aumentar o seu palmarés, já que deverá voltar a mergulhar nos 200m costas e nos 400m estilos.

Dupla chinesa

Outra nadadora intocável na capital húngara, a americana Gretchen Walsh conquistou o seu terceiro título da semana, depois dos 50m mariposa e dos 4x100m livres feminino.

Na quinta-feira, acrescentou o ouro na prova rainha, os 100m livres, que nadou em 50'31, o segundo melhor tempo da história da prova curta.

"Sinto-me muito bem, estive muito perto do recorde mundial, o que dói um pouco", declarou.

"Foi uma prova acirrada, mas eu usei bem as minhas concorrentes", acrescentou.

A nadadora de 21 anos foi levada ao limite por Béryl Gastaldello, da França, que ficou em segundo lugar com 50s63 após uma final supersónica de 25m.

De volta à piscina do Duna Arena momentos depois, Walsh não pareceu afetada pela sequência de provas, vencendo as semifinais dos 100m estilos.

Não satisfeita com a vitória, a americana também bateu o seu próprio recorde mundial em 55s71. Foi o seu quarto recorde mundial da semana.

Nas outras provas, o americano Jack Alexy sagrou-se campeão nos 100 metros livres masculinos, enquanto o canadiano Ilya Kharun venceu os 200 metros mariposa.

Finalmente, a China teve um dia de sucesso, com Tang Qianting a vencer os 100 metros bruços femininos e Qin Haiyang os masculinos.


Menções