McKeown, que já conquistou cinco ouros olímpicos e alcançou a dobradinha nas provas de costas nos Mundiais deste ano em Singapura, liderou um duplo pódio australiano, ficando à frente de Mollie O'Callaghan.
Regan Smith, detentora do recorde mundial, optou por não enfrentar a rival McKeown nos 50m costas e, em vez disso, brilhou nos 200m mariposa, vencendo com um novo recorde americano de 2:00.28.
O húngaro Hubert Kos, campeão olímpico, resistiu ao francês Leon Marchand para vencer os 200m costas masculinos com 1:46.84.
Marchand, que treina com Kos sob a orientação do treinador Bob Bowman no Texas, liderou nas primeiras fases mas acabou em segundo lugar com 1:47.68, à frente do colega de treinos americano Shaine Casas (1:49.81).
Marchand, que brilhou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao conquistar quatro medalhas de ouro, chega a esta competição depois de ter arrecadado dois ouros nos Mundiais.
Marchand abdicou dos 100m estilos individuais e apostou nos 400m livres. Nadando na penúltima série da final por tempos, registou 3:38.25, resultado que lhe valeu o terceiro lugar numa prova vencida por Carson Foster, com 3:37.80.
A canadiana Summer McIntosh, que conquistou quatro ouros e um bronze nos Mundiais, retirou-se da competição devido a doença.