Natação: Yu Zidi bate recorde aos 13 anos

Yu Zidi é um prodígio da natação
Yu Zidi é um prodígio da nataçãoChen Yichen / Xinhua News / Profimedia

A jovem prodígio da natação chinesa, Yu Zidi, continua a dar que falar. Agora com 13 anos, Yu, que no verão em Singapura gerou debate ao tornar-se a mais jovem medalhada da história dos Mundiais, bateu o recorde asiático dos 200 metros estilos nos Jogos Nacionais em Shenzhen, com o tempo de 2:07,41 minutos. Este ano, apenas a canadiana Summer McIntosh, detentora do recorde mundial, foi mais rápida.

Com este feito, a estudante superou a antiga marca de Ye Shiwen, que aos 15 anos causou sensação nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Na sua vitória nos 400 metros estilos, com recorde mundial, Ye nadou a última piscina mais rápido do que o campeão olímpico norte-americano Ryan Lochte.

Yu conquistou a medalha de bronze nos Mundiais em Singapura, quando tinha apenas 12 anos, por ter participado nas eliminatórias da estafeta chinesa de 4x200 m livres. No final, já não competiu.

Assim, Yu tornou-se a atleta mais jovem a subir ao pódio numa grande competição internacional de natação desde 1936. Nessa altura, a dinamarquesa Inge Sörensen, com 12 anos, conquistou o bronze nos 200 metros bruços nos Jogos Olímpicos de Berlim. Antes disso, Yu tinha ficado em 4.ª nos 200 metros estilos, falhando o bronze por apenas seis centésimos de segundo.

A jovem chinesa participou graças a uma autorização especial, já que, normalmente, os nadadores têm de ter pelo menos 14 anos até ao final do ano para competir nos Mundiais.

Entre os críticos está Christian Hansmann, diretor desportivo da Alemanha: "Colocar uma rapariga de 12 anos perante o cenário de um Mundial, com 5.000 espectadores, sob enorme pressão dos meios de comunicação e dos treinadores, parece-me demasiado cedo. Ela já acumulou muitos quilómetros de treino nos braços e pernas, e isso com 12 anos, numa fase de pleno crescimento. Pergunto-me como estará aos 18 ou 20 anos."


Menções