Na final, Yu só foi batida pela finalista olímpica Yu Yuting. O seu tempo teria sido suficiente para chegar às meias-finais dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. A Federação Aquática Mundial homenageou o desempenho no seu canal oficial X-Channel com o título de "sensação de 12 anos".
Candidata a participar nos Campeonatos do Mundo com 12 anos
Yu, que faz 13 anos em outubro, é agora considerada uma possível candidata à participação da equipa nacional chinesa nos Campeonatos Mundiais em Singapura, em julho. A sua ascensão meteórica chama mais uma vez a atenção para o programa de natação chinês - um sistema que tem sido recentemente objeto de debate internacional, não só em termos desportivos, mas também devido a alegações de doping.
No período que antecedeu os Jogos Olímpicos de Paris, 23 nadadores chineses acusaram positivo para a substância proibida trimetazidina. No entanto, onze deles - incluindo medalhados de ouro - competiram em França.
A agência antidopagem chinesa falou de ingestão não intencional, enquanto críticos como o campeão olímpico britânico Adam Peaty questionaram abertamente o sucesso da China.