Mais

Nepalês de 18 anos torna-se a pessoa mais jovem a escalar os 14 cumes de oito mil metros

Nima Rinji Sherpa atinge um marco histórico.
Nima Rinji Sherpa atinge um marco histórico.PRAKASH MATHEMA/AFP

Nima Rinji Sherpa bateu o recorde de pessoa mais jovem a atingir o cume do Monte Shisha Pangma, na China, na quarta-feira, informou a sua equipa.

O jovem de 18 anos chegou ao cume do Shisha Pangma, com 8.027 metros de altura, na manhã de quarta-feira e completou o desafio de chegar ao topo das montanhas mais altas do mundo.

"Ele chegou ao cume esta manhã. Ele treinou bem e eu estava confiante de que conseguiria", disse o pai, Tashi Sherpa, à AFP.

Chegar ao cume dos 14 oito mil metros é visto como uma consagração para os alpinistas, que têm de escalar e atravessar "zonas de morte", onde é difícil manter-se vivo durante períodos prolongados devido à falta de oxigénio por causa da altitude.

Desde que o italiano Reinhold Messner conseguiu este feito em 1986, apenas meia centena de alpinistas conseguiram chegar ao cume destes 14 picos.

O recorde anterior para a pessoa mais jovem a fazê-lo era detido por Mingma Gyabu "David" Sherpa, do Nepal, que conseguiu este feito em 2019, com 30 anos de idade.

"Esta cimeira não é apenas o culminar da minha viagem pessoal, mas também um tributo a todos os Sherpas que alguma vez se atreveram a sonhar para além dos limites tradicionais marcados para nós", disse Nima Rinji Sherpa em comunicado.

Os alpinistas nepaleses, maioritariamente oriundos dos vales que rodeiam o Evereste, foram durante muito tempo considerados meros ajudantes, utilizados para transportar equipamento e preparar a ascensão dos grandes alpinistas estrangeiros.


Menções