NFL: Jogo entre os Buffalo Bills e Cincinnati Bengals cancelado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NFL: Jogo entre os Buffalo Bills e Cincinnati Bengals cancelado

NFL: Jogo entre os Buffalo Bills e Cincinnati Bengals cancelado
NFL: Jogo entre os Buffalo Bills e Cincinnati Bengals canceladoAFP
Esta sexta-feira, a NFL anunciou que o jogo entre os Buffallo Bills e os Cincinnatti Bengals não vai ser retomado. A partida relativa à 17.ª jornada da fase regular foi interrompida ainda no primeiro período devido ao colapso de Damar Hamlin que ainda se encontra internado.

Os Bengals lideravam por 7-3, no primeiro período, quando Damar Hamlin colapsou após uma placagem. O safety dos Bills teve de ser levado de imediato para uma unidade hospitalar local, perante o pânico de adversários e colegas de equipa, o que levou a partida a ser interrompida.

Esta sexta-feira, na véspera do início das partidas relativas à última jornada da fase regular, a NFL anunciou que o jogo não vai ser retomado.

"Foi uma semana complicada. Continuamos focados na recuperação do Damar Hamlin e estamos contentes com as melhorias que tem apresentado, bem como com o apoio de que a família dele tem sido alvo. Agradecemos, também, o trabalho incrível das equipas médicas", pode ler-se no comunicado emitido por Roger Goodell, que prossegue: "Reconheço que não é a solução perfeita. Contudo será aquela que responde melhor às circunstâncias extraordinárias que envolveram este jogo".

Em seguida, a NFL apresentou três pontos-chave que foram utilizados para suspender o jogo:

- O resultado do jogo não tem influência direta na qualificação para os play-off;

- Uma nova data significava adiar o início da fase a eliminar por uma semana, o que ia afetar o calendário das outras 14 equipas;

- Tomar uma decisão antes do início da última jornada da fase regular permite a todos os clubes conhecer as hipóteses que tem de seguir para os play-off, antes de entrar em campo.

Implicações nos play-off

Apesar de ambas as equipas já estarem apurados para os play-off, existe ainda a questão do factor casa que é atribuído ao conjunto com o melhor recorde. Neste caso, como Bills e Bengals partem em desigualdade perante as outras equipas (devido ao menor número de jogos), a NFL vai colocar a votação uma proposta para combater esta situação, que será sufragada por todos os clubes.

O jogo que dita o vencedor da AFC (que vai disputar o Superbowl) será disputado em terreno neutro se as equipas não tiverem disputado o mesmo número de jogos e, caso tivessem feito as 17 partidas da fase regular, tivessem hipótese de ter o melhor registo da conferência. Quer isto dizer que esta situação só se vai aplicar caso os Buffalo Bills ou Cincinnati Bengals se apurem para esta partida como a equipa visitante, ou seja, com o pior recorde.

Existe ainda outro cenário. Se os Baltimores Ravens vencerem os Cincinnati Bengals na última jornada da fase regular, os dois clubes vão defrontar-se na primeira ronda dos play-offs. Teoricamente, os Ravens seriam os anfitriões, mas devido ao facto do número desigual de jogos entre as duas equipas, a vantagem caseira será decidida por moeda ao ar.