"Estivemos a temporada toda a treinar imenso, em ondas pequenas, ondas grandes, ondas gigantes, ondas de 30 metros, 'offshore', 'onshore', condições boas, más, mas estivemos sempre a treinar. Sinto que a nossa equipa fez tudo para viver este momento, para vencer a prova", disse aos jornalistas o surfista português.
A dupla luso-francesa de Nic e Clement Roseyro somou um total de 37,87 pontos no final das duas sessões da competição, com Roseyro a contribuir com 21,83 pontos, que lhe valeram a conquista do título a nível individual, e Nicolau von Rupp a fazer 16,04 pontos, o quinto melhor desempenho do dia.
"Esta aqui é para Portugal, sinto muito orgulho, falam sempre dos brasileiros na Nazaré, mas os portugueses é que estão aqui para representar, estamos cá para ganhar campeonatos", afirmou o atleta luso.
Nic conseguiu repetir a proeza alcançada na Nazaré em 2022, quando também festejou o primeiro lugar do pódio, na altura acompanhado pelo brasileiro Lucas Chianca.
"Para ganhar este campeonato não é preciso ser só bom surfista, é também preciso ser bom piloto, é preciso ter uma equipa sólida, como nós temos, e treinar constantemente para conhecer as condições aqui da Nazaré", sublinhou.
E acrescentou: "É assim que isto muda, este estigma de que os brasileiros é que mandam aqui. Isso não é verdade, os portugueses é que mandam aqui, isto é nosso, as ondas são nossas e estamos aqui para surfar as maiores ondas e para ganhar este campeonato".
A dupla formada por Chianca, seu antigo companheiro, que este ano competiu ao lado do canarino Pedro Scooby Vianna, alcançou o segundo posto, depois de terem sido os primeiros classificados em 2024.
A equipa canarinha encerrou a prova com 35,20 pontos, com Lucas Chumbo a marcar 18,67 (segundo lugar individual) e Scooby 16,53 (quarto posto individual).
A fechar o pódio ficou a equipa britânica, com 31,72 pontos, constituída por Andrew Cotton (15,09) e Ben Larg (16,63), com o último a ficar com o bronze a nível individual.
Na competição individual feminina, ganhou a francesa Justine Dupont (19,06 pontos), que fazia equipa com o também gaulês Éric Rebière, seguida pela brasileira Michelle Des Bouillons (13,03), parceira do canarinho Ian Consenza, e pela britânica Laura Crane (4,71), que estava acompanhada pelo português Tony Laureano.