O brilho dos guarda-redes, o reflexo da justiça: Gil Vicente e Vizela empatam (1-1)
Recorde as incidências da partida
Sem Kritciuk e Alipour, lesionados, Daniel Sousa, treinador do Gil Vicente, apostou em Andrew e Boselli no onze inicial, trocando ainda Vítor Carvalho, de regresso após castigo, por Pedro Tiba, em relação à equipa que tinha vencido em Famalicão (1-0).
Já Tulipa, treinador do Vizela, surpreendeu, apostando num esquema de três centrais, como já tinha feito diante do Sporting, em Alvalade. Sem Guzzo, lesionado, e Samú, a cumprir castigo, Anderson entrou para reforçar o centro da defesa, e Rashid para auxiliar no ataque.
A primeira oportunidade do jogo surgiu logo aos seis minutos, na primeira transição ofensiva do Vizela, após um canto do Gil Vicente. Osmajic ultrapassou Aburjania, correu e direção à baliza mas, diante de Andrew, rematou por cima da baliza gilista.
Depois, aos 12', a primeira grande intervenção de Andrew, a remate de Nuno Moreira, após Kiko Bondoso roubar a bola a Vítor Carvalho e assistir o médio português. Aos 18' novamente Osmajic em evidência, uma vez mais com Andrew a brilhar e, tal como na primeira ocasião, num contra-ataque rápido após canto do Gil Vicente.
Como não há duas sem três, aos 23 minutos, num canto de Rashid, Osmajic surgiu pelo ar a cabecear e Andrew, num enorme voo, a negar novamente o golo do Vizela. Ainda antes da meia hora, aos 28', foi Nuno Moreira, num remate cruzado, em arco, a atirar à barra da baliza de Andrew.
Aos 42 minutos, na primeira ocasião prometedora do Gil Vicente, que até aí já tinha rematado mas sem nunca assustar Buntic, viu Carraça, num livre bem perto da grande área, rematar por cima.
Quem não marca...
A segunda parte começou praticamente com um penálti... para o Gil Vicente. Aos 47 minutos Claudemir derrubou Fujimoto dentro da área vizelense. Fran Navarro, na conversão, aos 49 minutos, rematou para a direita, a mesma direção que voou Buntic, numa enorme intervenção na mesma baliza onde, na primeira parte, tinha brilhado Andrew.
Não foi Fran Navarro, foi Vítor Carvalho, aos 55 minutos, a colocar o Gil Vicente na frente. Trabalho de Fujimoto no miolo, cruzamento de Carraça, corte de Bruno Wilson e, na recarga, o remate de Vítor Carvalho, com a bola a ainda desviar no central do Vizela e a trair Buntic.
Respondeu o Vizela aos 61 minutos, com um cabeceamento com aba demasiado larga de Osmajic, fácil para Andrew segurar, antes de também Tulipa responder a partir do banco. Aos 62 minutos lançou Méndez e Lacava para os lugares de Rashid e Nuno Moreira, antes de logo aos 64' acrescentar Tomás Silva no lugar de Igor Julião.
Aos 67 minutos, uma vez mais, Fran Navarro perto do golo, desmarcado por Murilo, com um remate cruzado, de pé direito, que Buntic negou com mais uma belíssima defesa. O mesmo Murilo, aos 69', testou a pontaria num remate em jeito, seguro por Buntic, antes de Pedro Tiba ser lançado no lugar de Fujimoto.
Regresso às origens para o empate
A dez minutos do final, em plena reação vizelense, Tulipa prescindiu do esquema de três centrais, estreando Pedro Órtiz, além de lançar Friday, retirando Ivanildo Fernandes e Claudemir, ao mesmo tempo que no Gil Vicente entrava Bilel no lugar de Boselli.
E foi aos 87 minutos, na sequência de um livre a castigar falta de Vítor Carvalho, que o Vizela chegou à igualdade. Livre bem batido por Alex Méndez, saído do banco, Pedro Tiba falha o corte e Kiki Afonso, de pé esquerdo, rodou e finalizou ao segundo poste, fazendo o 1-1. O lance ainda foi ao VAR, para verificar um eventual fora de jogo, enquanto Marlon substituia Murilo no Gil Vicente, já em tempo de compensação. E o golo contou mesmo.
Com tanto tempo perdido, o árbitro acrescentou nove minutos aos 90' regulamentares e, logo no segundo, Vítor Carvalho, que tinha sido amarelado na falta que resultou em golo, fez uma falta sobre Lacava e, já com o jogo parado, pontapeou a bola contra o adversário, vendo o segundo amarelo e consequente vermelho.
Aos 90+6' o herói foi Bruno Wilson: o mesmo central, que tinha sido azarado no golo do Gil Vicente, salvou o 2-1, que seria marcado por Pedro Tiba, dando o corpo às balas e desviando para canto.
Aos 90+10', ainda que em fora de jogo, isolado por Friday, Osmajic, isolado, atirou ao lado, na última jogada do encontro.
Gil Vicente e Vizela somam, assim, um ponto às suas classificações, na abertura da 21.ª jornada. O Vizela está no oitavo lugar, com 26 pontos, os mesmos de Chaves e Boavista, que têm menos um jogo, enquanto o Gil Vicente chegou aos 23 pontos, no 13.º lugar, igualando o Portimonense.
Homem do jogo Flashscore: Buntic (Vizela)