"Bem-vindo a casa, Gary Medel! Um jogador de referência que levou La Franja a todo o mundo e que agora está de volta, como sempre prometeu", anunciou a Universidad Catolica, clube onde se estreou em 2006.
O Pitbull, conhecido pelo seu estilo de defesa duro, foi um jogador-chave da chamada "Geração de Ouro" da seleção chilena, que ganhou a Copa América de 2015 e 2016, os seus únicos títulos na história.
Um dos seus jogos mais memoráveis foi o jogo do Mundial que perdeu nos penáltis para o Brasil nos oitavos de final em 2014. Na altura, o jogador estava com uma lesão na perna, mas aguentou até aos 108 minutos, altura em que se retirou aplaudido de pé e em lágrimas.
O defesa-central de 37 anos regressa ao Chile depois de passagens por Sevilha, Inter de Milão, Vasco da Gama e Boca Juniors.
A equipa argentina foi o seu último clube, mas, ao contrário da sua primeira passagem pelo Boca (de 2009 a 2011), onde deixou momentos como a dobradinha sobre o clássico rival River Plate, só disputou uma dezena de jogos na segunda metade de 2024.
De acordo com a imprensa local, o chileno assinará por um ano, com um salário de cerca de 582 mil euros.