Nascido na Bélgica no dia 17 de setembro de 2009, Ian-Confiance Muhire passou pelos escalões de formação do FC Ganshoren e Union SG antes de chegar ao Genk, em 2021. Com 16 anos, o jovem atleta mudou-se recentemente para Guimarães para viver a sua primeira aventura fora do país de origem.
Internacional pelos escalões sub-15 e sub-16 da Bélgica e com experiência em torneios internacionais, Ian Muhire destaca-se pela capacidade física e pela boa leitura de jogo.
Feliz por viver uma nova aventura em Portugal, não hesitou em mudar-se para a Cidade Berço para representar o Vitória SC. Uma mudança que contou com o contributo de Noah Saviolo.
“Crescemos na mesma zona da Bélgica, já nos conhecíamos e perguntei-lhe algumas coisas quando surgiu a oportunidade e a verdade é que o percurso dele tem sido muito positivo, conseguindo estrear-se pela equipa A”, começou por dizer. As palavras positivas e de encorajamento do compatriota foram entusiasmantes: “O Noah só tinha coisas boas a dizer, elogiou a cidade e o clube e, portanto, para mim foi fácil perceber que posso crescer e evoluir aqui assim como ele”.
Fora da sua zona de conforto, longe da família e dos amigos, Ian Muhire assume que o entusiasmo é superior ao receio ou ao nervosismo.
“É a primeira experiência fora do país onde nasci, portanto, sei que vai ser uma etapa exigente da minha vida. Estou a tentar aprender português, mas é uma língua complexa e difícil”, assumiu. No entanto, com sentido de responsabilidade confessa que a sua mudança para Guimarães poderá ser importante para lhe dar “novas ferramentas e capacidades”, sabendo que o segredo para singrar terá de ser o trabalho e o esforço diário.
“Sei que é preciso trabalhar muito para conquistarmos aquilo que sonhamos e é isso que estou aqui a fazer: chego com muitos sonhos, mas ainda com mais vontade de trabalhar para os conquistar”, concluiu.