"A empresa internacional de desporto e entretenimento NSN (Never Say Never) e a Stoneweg, uma plataforma de investimento global sediada em Genebra, Suíça, estabeleceram uma parceria no ciclismo profissional de estrada para assumir a estrutura das equipas WorldTour e de Desenvolvimento (de Israel Premier Tech, NDLR) com vista à temporada de 2026. Assim, o nome da nova formação World Tour será NSN Cycling Team", refere o comunicado.
O texto destaca ainda que a nova equipa terá nacionalidade "suíça" e a sua estrutura será "espanhola", com sede em Barcelona e Girona, na Catalunha. Esta formação vem substituir a Israel PT, cuja presença no pelotão foi várias vezes contestada esta época por manifestantes pró-palestinianos, especialmente durante a Volta a Espanha, devido ao conflito na Faixa de Gaza.
No início do mês, o grupo canadiano Premier Tech anunciou que se retirava da equipa com efeito imediato, considerando "insustentável" continuar a patrociná-la.
"Apesar de reconhecermos a decisão da equipa de prosseguir sob um novo nome para a temporada de 2026, a razão principal do nosso envolvimento foi ofuscada a tal ponto que se tornou insustentável para a Premier Tech continuar como patrocinador", justificou a Premier Tech.
Um mês antes, a equipa Israel PT já tinha anunciado que iria mudar de nome e afastar-se "da sua atual identidade israelita". Acrescentou ainda que o proprietário, o bilionário israelo-canadiano Sylvan Adams, iria afastar-se e deixaria de "falar em nome da equipa".
"Estamos orgulhosos de receber a NSN e a Stoneweg na equipa e de anunciar o nosso novo nome e identidade", reagiu esta quinta-feira o diretor geral da NSN Cycling Team, Kjell Carlström, citado no comunicado.
Segundo o texto, está previsto um estágio de preparação já para a próxima semana, enquanto as novas cores da equipa e o seu programa serão revelados "nas próximas semanas".
