Oficial: Jon Dahl Tomasson é o novo selecionador nacional da Suécia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Jon Dahl Tomasson é o novo selecionador nacional da Suécia

Jon Dahl Tomasson é o novo selecionador da Suécia
Jon Dahl Tomasson é o novo selecionador da SuéciaProfimedia
A seleção nacional de futebol da Suécia vai passar a ter um treinador dinamarquês no comando técnico.

A Federação Sueca de Futebol (SvFF) anunciou esta segunda-feira que contratou Jon Dahl Tomasson para o cargo de selecionador nacional.

Tomasson será o primeiro estrangeiro de sempre a dirigir a seleção sueca.

O técnico assumirá o cargo a 1 de março.

"Com a experiência de Jon Dahl Tomasson no futebol internacional, a seleção nacional masculina dá um passo em direção a uma nova era. Estou incrivelmente feliz e orgulhosa por termos conseguido atrair um treinador nacional do calibre de Jon", afirmou Andrea Möllerberg, Secretára-Geral da Federação Sueca de Futebol.

"Estou ansioso por dar início a esta grande tarefa e conhecer os adeptos, os jogadores e, claro, os meios de comunicação social suecos. E pensar, falar e sonhar de azul e amarelo", afirmou Jon Dahl Tomasson.

"As qualidades de Jon Dahl Tomasson correspondem bem aos nossos desejos. Não foi decisivo, mas apreciamos o seu passado como jogador. Consideramos um ponto forte o facto de ele ter um bom conhecimento da gestão das selecções nacionais, depois dos anos em que foi treinador adjunto na Dinamarca. Também jogou e foi capitão da equipa nacional dinamarquesa", afirmou o diretor de futebol da Federação Sueca de Futebol, Kim Källström.

Kim Källström sublinha que a sua filosofia de futebol implicará uma mudança na forma de jogar da seleção nacional sueca.

"A forma de Jon Dahl Tomasson querer jogar um futebol ofensivo e positivo é algo que se adequará bem ao nosso grupo de jogadores. Ele também tem uma boa experiência de estar sob os holofotes, o que é natural para a seleção masculina da Suécia", disse.

Tomasson já teve bons resultados em solo sueco, onde levou o Malmö FF duas vezes ao título sueco e à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Foi também treinador adjunto da seleção dinamarquesa no período de 2016 a 2020 e chega ao cargo de selecionador nacional da Suécia depois de ter sido treinador do Blackburn, em Inglaterra.

Como seu adjunto, será assistido pelo seu fiel escudeiro, o neerlandês Remy Reijnierse, que foi o seu braço direito tanto no Malmö como no Blackburn.