Mais

Oficial: Julian Nagelsmann renova com a Alemanha até ao Euro-2028

Julian Nagelsmann em dezembro de 2024.
Julian Nagelsmann em dezembro de 2024.FABRICE COFFRINI/AFP
Julian Nagelsmann (37 anos) prolongou o seu contrato como treinador da seleção alemã, que assumiu no final de setembro de 2023, até ao Euro-2028, anunciou esta sexta-feira a Federação Alemã de Futebol (DFB).

"Julian Nagelsmann é ideal para este papel graças à sua experiência desportiva, mas também à sua sensibilidade para com a Mannschaft e os adeptos", explicou o presidente da DFB, Bernd Neuendorf, citado no comunicado de imprensa da associação.

Antigo treinador do Bayern de Munique (julho de 2021-março de 2023), Julian Nagelsmann chegou em setembro de 2023 ao leito de uma seleção alemã atolada numa das mais profundas crises da sua história, eliminada em dezembro de 2022 do Mundial do Catar na primeira fase, pela segunda vez consecutiva após o fiasco do Mundial-2018 na Rússia.

Substituiu Hansi Flick, o primeiro treinador da história da Mannschaft a ser despedido pela Federação de Futebol durante o seu mandato, após uma série de resultados catastróficos.

No início de 2024, Nagelsmann impôs as suas fortes escolhas para reconstruir uma equipa que chegou aos quartos de final do Euro-2024 em casa, eliminada no prolongamento (2-1) pela Espanha, a eventual vencedora da competição.

"Em setembro de 2023, quando cheguei à DFB, não podia imaginar ser treinador para além do Euro em casa. O nosso principal objetivo era ter sucesso no torneio. Mas, nessa altura, não podia imaginar o que a seleção nacional significava para o povo da Alemanha, quantos corações tocava e comovia", salienta Nagelsmann.

"O feedback maravilhoso que recebemos todos os dias mostra que o nosso caminho comum é o certo. E ainda não acabou. Todos nós juntos - os adeptos, a equipa e os funcionários - criámos algo que agora queremos desenvolver com sucesso. Queremos ganhar títulos", insistiu.

A Alemanha disputará os quartos de final da Liga das Nações no final de março e acolherá a Final 4 entre Munique e Estugarda no início de junho, se eliminar a Itália.

Quatro vezes campeã do mundo (1957, 1974, 1990, 2014) e três vezes campeã da Europa (1972, 1980, 1996), a Alemanha não chega às meias de uma grande competição desde a derrota nas meias-finais do Euro-2016 frente à França, em Marselha.