Aos 39 anos, Nani ainda não pôs um ponto final na carreira de futebolista e está de regresso, após ter feito uma pausa na carreira, deixando o Estrela da Amadora, onde fez 10 jogos e marcou um golo, a meio da temporada 2024/25.
"Estou muito entusiasmado com este novo projeto e com a possibilidade de ajudar a desenvolver o futebol no clube e no Cazaquistão. O FC Aktobe tem excelentes condições e receberam-me muito bem, sinto que juntos podemos trabalhar para elevar o clube não só no seu país mas também internacionalmente", disse o extremo formado no Sporting, em declarações reproduzidas pela assessoria.
O último jogo do internacional português tinha sido a 1 de novembro de 2024, na derrota do Estrela da Amadora (5-1) precisamente diante do Sporting, no Estádio de Alvalade.
Nani vai jogar no último 5.º classificado do campeonato do Cazaquistão, na cidade de Aktobe, onde esteve nos últimos dias para conhecer as instalações do clube.
Vencedor de cinco campeonatos, três Supertaças e duas Taças do Cazaquistão, o Aktobe continua a perseguir a sua primeira participação nas competições europeias, após ter chegado às eliminatórias da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.
O extremo, 112 vezes internacional por Portugal, também tem estado a apostar no pós-carreira, tendo completado recentemente o curso UEFA A Elite Youth Licence, focado no desenvolvimento de jogadores sub-13 a sub-19.
Além do Sporting e do Estrela da Amadora, Nani representou vários clubes a nível internacional, destacando-se ao serviço do Manchester United, onde conquistou quatro campeonatos, quatro Supertaças, duas Taças da Liga e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal, recorde-se, foi campeão da Europa em 2016.

