O antigo avançado brasileiro, que já tinha se manifestado sobre a possibilidade de concorrer ao cargo máximo da entidade, tal como o Flashscore noticiou, confirmou agora a candidatura forma oficial, em entrevista à TV Globo.
“Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF, tenho planos incríveis, e antes de que qualquer um se comprometa com o seu voto, eu gostaria de ter uma conversa pessoal com cada um. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um", anunciou Ronaldo Fenómeno, que pretende, nos próximos meses, percorrer todos os estados do Brasil, reunindo com as diferentes federações e clubes.
"Tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas a pararem e a pedirem para eu voltar a jogar, porque a situação da seleção não é das melhores, tanto dentro de campo quanto fora", explicou o antigo jogador.
Segundo a imprensa brasileira, Ronaldo deve mesmo ter o apoio da FIFA nesta candidatura, já que o ex-jogador tem uma ótima relação com o presidente Gianni Infantino.
Ednaldo Rodrigues é o atual presidente da CBF, eleito em março de 2022 para um mandato de quatro anos. A próxima eleição será realizada no início de 2026.
O dirigente chegou a ser retirado da presidência no final de 2023, pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que considerou inválido o acordo da entidade com o Ministério Público que permitiu a última eleição. No começo deste ano, Ednaldo Rodrigues conseguiu uma liminar que o colocou de regresso ao poder.
No evento de despedida do Adriano Imperador no Maracanã, no último domingo, diferentes personalidades do futebol manifestaram-se a favor da candidatura de Ronaldo. O atual senador Romário, que também já quis concorrer ao cargo, foi um dos que apoiaram o antigo internacional brasileiro.
“Ser presidente da CBF não é fácil, não é só querer ser. Também já quis ser uma época e vi a dificuldade que é. A CBF tem problemas. Ronaldo já tem experiência no futebol com o Cruzeiro e o Valladolid e acredito que foi bastante feliz, já mostrou que é um tipo com capacidade, competente. Tem no seu entorno pessoas que podem ajudá-lo bastante. A CBF fez uma mudança em relação ao que era antes, não vejo mais aquela corrupção. Mas agora, quando a gente fala de um Ronaldo com a possibilidade de ser presidente da CBF, é sempre interessante, pode ter a certeza”, disse Romário.