Oficial: Rui Patrício termina a carreira aos 37 anos

Rui Patrício despediu-se do futebol pelo Al Ain, no Mundial de Clubes
Rui Patrício despediu-se do futebol pelo Al Ain, no Mundial de ClubesImagn Images / ddp USA / Profimedia

Rui Patrício, guarda-redes português de 37 anos, terminou a carreira, depois de na última temporada ter representado a Atalanta, da Serie A, e o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, no Mundial de Clubes.

Sem clube desde que terminou a competição de clubes nos Estados Unidos, Rui Patrício optou por terminar a carreira, aos 37 anos, sendo alvo de homenagem por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na próxima sexta-feira, às 12:00, na Cidade do Futebol.

"Ao longo de mais de uma década, Rui Patrício não falhou um único jogo de qualificação para Campeonatos da Europa ou do Mundo. Com 108 jogos pela Seleção Nacional A, é o guarda-redes mais internacional de sempre e integra o restrito grupo de futebolistas portugueses que ultrapassaram a marca simbólica das 100 internacionalizações. A cerimónia será uma oportunidade para homenagear a carreira, o talento e o contributo excecional de Rui Patrício para o futebol português", refere a FPF em nota de agenda divulgada esta quarta-feira.

Natural de Leiria, Patrício iniciou a carreira no Leiria e Marrazes, chegando ao Sporting em 1999. Estreou-se na equipa principal em 2006/07 e representou os leões até 2017/18, até rescindir o contrato e rumar ao Wolverhampton, de Inglaterra, onde esteve durante três épocas.

Passou também três anos na Roma, onde foi orientado por José Mourinho, e na última temporada jogou pela Atalanta, também da Serie A, antes de assinar pelo Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, para disputar o Mundial de Clubes, tendo somado os dois últimos jogos da carreira.

Os números de Rui Patrício
Os números de Rui PatrícioFlashscore

Pela Seleção Nacional, Rui Patrício somou 106 internacionalizações, ficando para a história a conquista do Europeu de 2016, em França, em que foi fundamental, além da Liga das Nações em 2019. Conquistou ainda uma Liga Conferência ao serviço da Roma, além de duas Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga pelo Sporting.