Mais

Oficial: Tim Krul coloca ponto final na carreira

Tim Krul tornou-se herói nacional no Mundial de 2014
Tim Krul tornou-se herói nacional no Mundial de 2014Chema Moya / EPA / Profimedia

O antigo guarda-redes do Newcastle United e internacional pelos Países Baixos, Tim Krul, anunciou a retirada do futebol profissional aos 37 anos.

Tim Krul ficou conhecido por ser o guarda-redes titular do Newcastle entre 2010 e 2015, somando 185 jogos pelos Magpies, mas viveu o momento mais marcante no Mundial de 2014, quando se tornou herói dos Países Baixos ao defender três penáltis na decisão das grandes penalidades dos quartos de final frente à Costa Rica.

Krul, que não jogava desde a derrota por 2-0 na Taça de Inglaterra com o Luton Town no terreno do Manchester City, a 27 de fevereiro de 2024, anunciou o fim da carreira através de um comunicado nas redes sociais.

“Ao pendurar as luvas após 20 anos incríveis como jogador profissional, quero aproveitar este momento para refletir sobre a minha trajetória,” disse Krul: “Desde que cheguei ao Newcastle como um jovem de 17 anos, até representar os Países Baixos no palco internacional. Vivi verdadeiramente o sonho que tinha em criança. Cada jogo, cada treino e cada momento de altos e baixos contribuíram para me tornar na pessoa que sou hoje.”

Krul disputou um total de 429 partidas ao mais alto nível entre 2006 e 2024, representando o Newcastle United, Falkirk, Carlisle United, Jong Ajax, AZ, Brighton & Hove Albion, Norwich City e Luton Town.

Pelos Países Baixos, somou 15 internacionalizações após a estreia num amigável frente ao Brasil, a 4 de junho de 2011. Krul, cujo momento mais célebre foi o jogo contra a Costa Rica, que acabou por ser o seu único encontro em grandes torneios, fez o último jogo pela seleção diante da Escócia, a 2 de junho de 2021.

Krul terminou o anúncio da retirada com palavras de agradecimento.

“Obrigado aos clubes, treinadores, colegas de equipa, à minha família maravilhosa e, acima de tudo, a vocês, adeptos, pelo apoio ao longo da minha carreira. Estou entusiasmado com o próximo capítulo e guardarei para sempre as memórias criadas dentro de campo. Que venham novas aventuras fora das quatro linhas", concluiu.