Oficial: Venezuela anuncia Oswaldo Vizcarrondo como novo selecionador

Venezuela oficializa Oswaldo Vizcarrondo como selecionador principal
Venezuela oficializa Oswaldo Vizcarrondo como selecionador principalJuan BARRETO / AFP

A Venezuela oficializou esta terça-feira, 20 de janeiro, o antigo defesa vinotinto Oswaldo Vizcarrondo (41 anos) como selecionador principal para o próximo ciclo mundialista, após o fracasso na qualificação para o Mundial-2026.

Vizcarrondo desempenhou funções como treinador interino depois do despedimento do argentino Fernando "Bocha" Batista, na sequência do insucesso da Vinotinto em garantir a presença na competição que Estados Unidos, Canadá e México vão organizar entre junho e julho próximos.

A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) anunciou igualmente a contratação de Cléber Xavier como adjunto técnico, função que exerceu com o Brasil de Tite nos Mundiais da Rússia-2018 e do Catar-2022. Foi também treinador principal do Santos em 2025.

"Estou convencido de que temos os elementos necessários para podermos ir ao Mundial", afirmou o recém-nomeado treinador numa conferência de imprensa.

A Venezuela é o único país da Conmebol que nunca conseguiu qualificar-se para um Mundial. Perdeu, em setembro passado, a oportunidade de avançar para o play-off intercontinental e garantir a sua estreia num Campeonato do Mundo, depois de ser derrotada em casa pela Colômbia por 6-3. Este desaire levou à saída de Batista e de toda a sua equipa técnica, que estavam no cargo desde 2023.

Últimos resultados da Venezuela
Últimos resultados da VenezuelaFlashscore

Nascido em Caracas e formado como treinador em França, Vizcarrondo assume a seleção principal após ter orientado as seleções nacionais sub-17 e sub-20.

Como interino, comandou a equipa principal numa ocasião: derrota por 1-0 num particular frente à Argentina em Miami, em outubro passado.

"Isto não é uma nomeação, isto é um projeto. Isto é um projeto a longo prazo", afirmou o presidente da FVF, Jorge Giménez. "Conseguimos tomar a decisão certa, não improvisada, não precipitada, não imposta".

Conhecido como El Capataz, o defesa disputou 80 jogos pela seleção principal, alguns deles como capitão. A nível de clubes, teve uma longa carreira em equipas da Venezuela, Colômbia, Paraguai, Argentina, México e França, onde terminou a carreira em 2021.

"Quero convidar todos os que fazem parte do futebol nacional, de cada um, a dar o seu contributo", declarou o treinador.

Vizcarrondo manifestou ainda o desejo de colaborar com os clubes venezuelanos para "aproximar os jogadores" da seleção nacional, com o objetivo de lhes dar "visibilidade" e "prestígio".