Mais

Oitavos da Liga dos Campeões: Benfica defronta Club Brugge e FC Porto joga com o Inter

Atualizado
Benfica e FC Porto já conhecem adversários
Benfica e FC Porto já conhecem adversáriosUEFA
As duas equipas portuguesas ainda em prova ficaram a conhecer os adversários dos oitavos de final da Champions.

Realizou-se, esta segunda-feira, o sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto, ambos cabeças-de-série, depois de terem vencido o grupo H e B, respetivamente, ficaram a conhecer os adversários na próxima ronda.

O conjunto de Roger Schmidt vai defrontar os belgas do Club Brugge, enquanto a equipa de Sérgio Conceição tem um duelo agendado com o Inter de Milão.

Nos restantes jogos do sorteio, nota para a reedição de duas das últimas três finais da Liga dos Campeões. Real Madrid e Liverpool, que decidiram o troféu o ano passado em Paris (sorriu aos merengues), voltam a defrontar-se, tal como o Bayern e PSG que disputaram a final de 2020, em Lisboa, com os bávaros a triunfarem por 1-0.

Recorde-se que a primeira mão vai disputar-se entre 14, 15 e 21, 22 de fevereiro de 2023, com o segundo jogo agendado para 7, 8 e 14, 15 de março de 2023. Como cabeças-de-série, quer Benfica, quer FC Porto disputam a segunda mão em casa.

Todos os duelos dos oitavos de final
Todos os duelos dos oitavos de finalFlashscore

 Club Brugge - Um tricampeão belga a surpreender

Segundo classificado no Grupo B da Liga dos Campeões, o Club Brugge volta a ter pelo caminho uma equipa portuguesa, depois de ter medido forças com o FC Porto (venceu 4-0 no Estádio do Dragão e perdeu 0-4 na Bélgica). Tricampeão belga, esta equipa tem a curiosidade de estar no terceiro treinador diferente – começou com Philippe Clément (foi para o Mónaco) passou por Alfred Schreuder (assinou pelo Ajax) e agora conta com Carl Hoefkens – e de ter surpreendido, já que saiu do pote 4 para deixar pelo caminho Atlético Madrid e Bayer Leverkusen.

Depois de perder Charles De Ketelaere para o Milan,Ferrán Jutglà, que chegou do Barcelona, tem-se assumido como a grande figura da equipa, sendo o melhor marcador com nove golos. Além de Yaremchuk (que volta ao estádio da Luz) existem ainda nomes como Simon Mignolet, Hans Vanaken ou Noa Lang que formam a espinha dorsal desta sequência vitoriosa do clube em termos domésticos. Uma série de três títulos consecutivos que parece ameaçada, já que esta época está no quarto lugar com 32 pontos, a nove do líder Genk.

Depois de já ter medido forças com FC Porto, Sporting, SC Braga, Marítimo e Boavista, o Club Brugge vai defrontar o Benfica pela primeira vez.

Inter Milão - Europa ajuda a equilibrar campanha doméstica

Campeão italiano em 2021, o Inter Milão tem mostrado duas caras esta temporada. Se a nível doméstico as coisas não correm como o esperado (a derrota com a Juventus, 0-2, atirou a equipa para o sétimo lugar a 11 do pontos do líder Nápoles), nas provas europeias o conjunto de Simone Inzaghi foi segundo classificado no Grupo C e deixou pelo caminho o renovado Barcelona (venceu por 1-0 no Giuseppe Meazza e empatou 3-3 no Camp Nou), avançado pela segunda vez consecutiva para os oitavos de final, algo que não acontecia desde 2011/12.

André Onana (ex-Ajax), Henrikh Mkhitaryan (ex-Roma) e o regresso de Romelu Lukaku (ex-Chelsea) foram os grandes destaques de um mercado de transferências relativamente tranquilo em Milão. A eles juntam-se Lautaro Martínez (sete golos) que tem sido a principal arma da equipa esta época e será a grande dor de cabeça para Sérgio Conceição, que reencontra Simone Inzaghi, antigo colega na Lazio.

Será a quarta vez que Inter de Milão e FC Porto se vão defrontar, com a vantagem a estar do lado dos italianos. A formação nerazzura venceu dois encontros, ambos em casa, mas a verdade é que nunca conseguiu venceu na Cidade Invicta, com o FC Porto a empatar (1-1, em 2004/05) e a vencer (2-0 em 2005/06). Uma invencibilidade caseira dos dragões que pode continuar a crescer sob a alçada de Sérgio Conceição que venceu todas as equipas italianas que recebeu no Estádio do Dragão: Roma (3-1), Juventus (2-1), Milan (1-0) e Lazio (2-1).