Mais

Oliver Kahn em França para discutir a aquisição do Bordéus

Oliver Kahn nos Jogos Olímpicos de 2024
Oliver Kahn nos Jogos Olímpicos de 2024TOM WELLER/dpa Picture-Alliance via AFP
O antigo guarda-redes internacional alemão e ex-presidente do Bayern de Munique, Oliver Kahn, deslocou-se esta sexta-feira a Bordéus para discutir com a autoridade metropolitana e a câmara municipal o seu interesse numa eventual aquisição do Girondins Bordéus, atualmente na National 2.

"Foi um encontro sério com pessoas sérias" e "bastante determinadas", declarou à AFP Christine Bost, presidente da autoridade metropolitana de Bordéus (PS), depois de receber o antigo guarda-redes do Bayern, acompanhado por Jacques-Henri Eyraud, antigo presidente do Olympique de Marselha e seu parceiro de negócios.

"O que parece prevalecer na filosofia deles é, antes de mais, o projeto desportivo, e acho isso interessante e importante. Claro que há também a questão financeira. Antes de mais, há uma vontade de apoiar o clube em termos desportivos. É isso que nos move também. Falámos também do futuro do estádio. As portas estão abertas e ele pode vir a fazer parte do projeto global".

O estádio principal de Bordéus, construído para o Euro-2016, pertence à cidade, mas é gerido pela SBA, uma filial dos grupos de construção Vinci e Fayat.

A SBA está em conciliação com a cidade para tentar obter uma revisão do contrato de exploração, na sequência da despromoção do Girondins para a N2 por razões financeiras, e já levantou várias vezes o espetro da falência.

Kahn e Eyraud, que chegaram na quinta-feira, deviam encontrar-se com o presidente da câmara ecologista de Bordéus, Pierre Hurmic, na tarde de sexta-feira.

O antigo guarda-redes da seleção alemã (86 jogos) e do Bayern de Munique (632 jogos), atualmente com 55 anos, confirmou ao diário alemão Bild, no início de janeiro, que existiam "conversações sobre um possível envolvimento com o Bordéus", acrescentando que estavam "numa fase inicial".

Kahn também fez parte do conselho de administração do clube bávaro a partir de 2019, tornando-se depois presidente do conselho executivo em 2022, antes de ser demitido no ano seguinte.

O Bordéus, contra quem Kahn jogou duas vezes na sua carreira (em 1993 com Karlsruhe e depois em 1996 na final da Taça UEFA vencida pelo Bayern), entrou em processo de recuperação judicial após ser despromovido administrativamente da Ligue 2 para National 2 no verão passado com uma dívida estimada em 118 milhões de euros. O clube continua a ser propriedade do empresário hispano-luxemburguês Gerard Lopez, que ocupa o primeiro lugar do grupo National 2.