Mais

Onze ideal do mês de maio: Lateral português no meio dos adolescentes

Joel Pereira em destaque no Lech
Joel Pereira em destaque no LechNurPhoto via AFP, Flashscore
Haaland é melhor no Manchester City, Mbappé no Real Madrid ou Messi no Inter Miami? E será que não existe uma estrela esquecida em algum lugar do mundo que está apresentando ótimas atuações semana após semana e sobre a qual não se escreve tanto?

Todos os meses, o Flashscore compila um onze ideal com jogadores de todo o mundo, com base nas suas notas médias durante um determinado período — uma comparação que proporciona insights interessantes. Esta seleção assenta em dados recolhidos em mais de 30 competições, espalhadas por quatro continentes. E quem foi o melhor jogador que disputou, pelo menos, quatro partidas em maio?

Seleção Flashscore do mês de maio
Seleção Flashscore do mês de maioFlashscore

Guarda-redes:

Michal Reichl (Bohemians 1905, 4 partidas) 7,6

Embora o Bohemians tenha terminado no 10.º lugar da liga checa após a fase regular, o seu guarda-redes, Reichl, conseguiu destacar-se nos últimos encontros. Foi decisivo na eliminação do favorito Liberec e voltou a estar em bom plano frente ao Hradec Králové. Ao longo destes jogos, enfrentou 25 remates e defendeu 21 (taxa de sucesso de 84%).

Defesas:

Danny Wilson (Livingston, 4 jogos) 8,0

O jogador de classe mundial, de 33 anos, regressou esta época à sua terra natal, a Escócia, e ajudou o Livingston a garantir a promoção à primeira divisão da Premiership no final da temporada. Embora tenha começado como lateral-esquerdo, Wilson marcou três golos em quatro jogos, sendo que os dois tentos frente ao Ross County foram particularmente decisivos e deram início às celebrações pelo regresso à elite.

Florian Lejeune (Rayo Vallecano, 5 jogos) 7,9

O Rayo Vallecano vai regressar às competições europeias após um quarto de século de ausência. Este feito deve-se a um excelente final de temporada na LaLiga, durante o qual a equipa não sofreu qualquer derrota em maio (3 vitórias, 2 empates). A defesa esteve em grande plano em todos os encontros, liderada de forma exemplar pelo francês Lejeune, que chegou mesmo a registar uma assistência frente ao Celta, contribuindo diretamente para metade dos golos da equipa nesse mês.

Joel Pereira (Lech Poznan, 4 jogos) 7,9

O Lech Poznań reconquistou o título polaco após um interregno de três anos, contando também com a contribuição do lateral-direito português Joel Pereira. O defesa cumpriu todos os minutos no último mês da temporada e registou três assistências em quatro jogos.

Médios

Malik Tillman (PSV, 4 jogos) 8,2

A Eredivisie produziu uma reviravolta notável na luta pelo título. O colapso do Ajax foi implacavelmente aproveitado pelo rival PSV, com o norte-americano Tillman a destacar-se no lado esquerdo do ataque. A equipa de Eindhoven marcou 14 golos em quatro jogos — três deles apontados pelo jogador natural de Nuremberga, que somou ainda uma assistência.

Nicolas Raskin (Rangers, 4 jogos) 8,2

No Rangers, o papel ofensivo costuma ficar a cargo de outros, e ele normalmente cumpre com eficiência as funções de médio defensivo. No entanto, quando ficou claro que a sua equipa iria conquistar o título escocês, voltou a demonstrar que também pode ser produtivo no ataque. O médio belga somou dois golos e três assistências em maio.

Franco Mastantuono (River Plate, 6 jogos) 8,3

Com apenas 17 anos, o jovem talento do River Plate tem justificado a confiança com exibições de grande nível. O clube enfrentou desafios em duas frentes durante o mês de maio, e Mastantuono não falhou um único jogo. Marcou dois golos que ajudaram a garantir o primeiro lugar no grupo da Libertadores e apontou mais um nos quartos de final do Torneio Apertura frente ao Platense — embora a equipa tenha sido eliminada nos penáltis. Ainda assim, foi considerado o melhor em campo em três dos seis jogos disputados e valeu-lhe a primeira convocatória para a seleção argentina.

Estevão (Palmeiras, 7 jogos) 8,0

Mais um jovem talento sul-americano a chamar a atenção. Estêvão poderá rumar ao Chelsea após o Mundial de Clubes, mas, por agora, continua a encantar os adeptos do Palmeiras. Graças ao seu contributo, o Verdão lidera atualmente a Série A do Brasileirão. Tem-se destacado, em particular, na Libertadores, onde a equipa terminou a fase de grupos no primeiro lugar. O jovem avançado recebeu uma notável avaliação de 9,8 na goleada por 6-0 frente ao Sporting Cristal, do Peru.

Avançados

Salem Al Dawsari (Al-Hilal, 5 jogos) 8,2

Destacou-se com cinco golos e três assistências, chegando a igualar a produtividade de Karim Benzema (21 golos e 9 assistências) na Saudi Pro League. O avançado do Al-Hilal esteve particularmente inspirado no encontro frente ao Al-Raed, onde assinou um hat-trick e contribuiu para que a sua equipa fosse a mais ofensiva da competição, terminando no segundo lugar da classificação geral.

Kylian Mbappé (Real Madrid, 5 jogos) 7,9

Um caso absolutamente inédito. A jovem estrela ofensiva do Real Madrid evidenciou todo o seu talento nas jornadas finais da LaLiga, somando um impressionante total de nove golos em cinco jogos.

Como resultado, superou Robert Lewandowski e conquistou o Troféu Pichichi, atribuído ao melhor marcador da primeira divisão espanhola. E, embora o Real Madrid tenha terminado em segundo lugar, atrás do Barcelona, e perdido o El Clásico por 4-3, marcou três golos no jogo da segunda volta.

Lamine Yamal (Barcelona, 6 jogos) 8,3

No seu melhor jogo, acabou do lado derrotado. O Barcelona não conseguiu avançar para a final da Liga dos Campeões frente ao Inter de Milão, mas o jogador obteve uma notável avaliação de 9,6 pela sua exibição. De resto, esteve em grande nível não apenas em maio. Contribuiu de forma decisiva para a conquista do título da LaLiga e foi considerado o melhor em campo em quatro dos seis jogos disputados. Marcou três golos e assinou uma assistência.