Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Organizadores dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 anunciam mudanças no calendário e locais de competição

Los Angeles acolherá os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos dentro de quatro anos
Los Angeles acolherá os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos dentro de quatro anosAFP
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 anunciaram esta sexta-feira uma série de mudanças no local e na programação, que incluem a mudança do atletismo para a primeira semana dos Jogos, enquanto outros desportos serão realizados a mais de 1.300 milhas de distância, em Oklahoma City.

Tradicionalmente realizado na segunda semana dos Jogos Olímpicos, após a competição de natação, o atletismo será agora realizado na semana de abertura dos Jogos no Los Angeles Memorial Coliseum, que acolheu eventos de atletismo nos Jogos Olímpicos de 1932 e 1984.

A natação terá lugar na segunda semana dos Jogos Olímpicos e realizar-se-á no SoFi Stadium, com capacidade para 70.000 espectadores, a futurista casa de 5 mil milhões de dólares das equipas da NFL Los Angeles Rams e Los Angeles Chargers.

A competição de natação terá capacidade para cerca de 38.000 espectadores, numa iniciativa que reflete as provas de natação dos Jogos Olímpicos de Indianápolis, que se realizaram esta semana numa piscina construída na casa dos Indianapolis Colts.

A mudança do atletismo para a semana de abertura foi bem acolhida pelo organismo que rege o desporto a nível mundial, com o diretor do Atletismo Mundial, Sebastian Coe, a saudá-la como uma mudança "visionária".

"Esta mudança sublinha o nosso compromisso para com a inovação no atletismo e a elevação do perfil global dos nossos atletas", afirmou Coe em comunicado.

Entretanto, as maratonas masculina e feminina continuarão a realizar-se no último fim de semana dos Jogos, com a entrega de medalhas na cerimónia de encerramento.

Outras mudanças notáveis anunciadas esta sexta-feira incluíram a mudança dos desportos de canoagem slalom e softball para Oklahoma City.

Segundo um comunicado da LA28, a decisão foi tomada para evitar a construção de instalações temporárias para os dois desportos, tirando partido das instalações de "classe mundial" existentes em Oklahoma City.

O presidente da LA28, Casey Wasserman, disse que as mudanças de local, que também incluem o basquetebol a ser realizado na futura casa dos Los Angeles Clippers, em Inglewood, em vez da arena do centro da cidade, que acolhe os Los Angeles Lakers, iriam conseguir mais de 150 milhões de dólares (118,6 milhões de libras) em poupanças e novas receitas.

"O plano atualizado de LA28 proporcionará o palco ideal de Hollywood para os melhores atletas do mundo e, escolhendo entre os espectaculares recintos existentes, onde quer que se encontrem, em vez de construir novos estádios permanentes ou temporários, obtém-se mais de 150 milhões de dólares em poupanças e novas receitas para ajudar a manter um orçamento equilibrado", afirmou Wasserman.