Órgão consultivo da federação coreana recomenda demissão do técnico Klinsmann

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Órgão consultivo da federação coreana recomenda demissão do técnico Klinsmann

Klinsmann em maus lençóis
Klinsmann em maus lençóisAFP
O Comité Consultivo da Associação de Futebol da Coreia (KFA) recomendou a demissão do técnico Juergen Klinsmann, após a eliminação nas meias da Taça Asiática e no meio de críticas à sua liderança, disse o diretor técnico da KFA, Hwangbo Kwan.

O Comité da Equipa Nacional não toma decisões administrativas, deixando a cargo da Direção Executiva da KFA a decisão de seguir a recomendação de demitir Klinsmann, cujo contrato vai até ao Mundial 2026.

A Coreia do Sul, 23.ª classificada no ranking da FIFA, foi derrotada pela Jordânia, 87.ª colocada, por 2-0 nas meias da Taça Asiática no início do mês, o que levou os adeptos e alguns políticos a pedirem a demissão do técnico de 59 anos.

Klinsmann ao lado de Son, principal jogador sul-coreano
Klinsmann ao lado de Son, principal jogador sul-coreanoAFP

A popularidade do alemão na Coreia caiu a pique durante o torneio, com muitas críticas ao seu comportamento, que sorria mesmo quando as coisas não estavam a correr bem à sua equipa.

Fora do campo, Klinsmann também enfrentou repetidas críticas por trabalhar com frequência em Los Angeles, onde mora atualmente, apesar de ter dito que passaria a maior parte do tempo na Coreia do Sul.

Coreia do Sul caiu nas meias-finais da Taça Asiática
Coreia do Sul caiu nas meias-finais da Taça AsiáticaAFP

"Por várias razões, chegou-se à conclusão de que o técnico Klinsmann não pode mais exercer a liderança como técnico da seleção nacional e precisa ser substituído", disse Hwangbo aos repórteres após a reunião.

Alguns consideraram a atitude de Klinsmann em relação ao seu trabalho, incluindo a falta de tempo gasto na Coreia do Sul, como "desrespeitosa" com o público, acrescentou Hwangbo.

Segundo a Yonhap News TV, o ex-jogador da seleção sul-coreana Hong Myung-bo está entre os nomes que estão a ser considerados para dirigir temporariamente a equipa na próxima partida das eliminatórias para o Mundial 2026 contra a Tailândia, caso Klinsmann seja demitido.

Klinsmann, que venceu o Mundial em 1990 como jogador, já dirigiu as seleções da Alemanha e dos EUA, bem como o Bayern de Munique, da Bundesliga.

Ele assumiu o comando da Coreia do Sul no ano passado, depois de Paulo Bento ter deixado o cargo após a derrota contrao Brasil nas oitavos de final do Mundial de 2022.

Resumo do desempenho recente da Coreia do Sul
Resumo do desempenho recente da Coreia do SulFlashscore