O negócio do desporto cresce todos os anos, tendo em conta que todo o ecossistema contribui para isso: a audiência e o interesse comercial atingiram níveis históricos que fazem com que os próprios protagonistas, os desportistas profissionais, continuem a exigir valores à altura deste consumo.
A Premier League, a NBA e a NFL, por exemplo, conseguiram uma influência para além dos seus mercados tradicionais, enquanto o golfe, o ténis e a Fórmula 1 abriram os seus adeptos a quase todos os continentes, que têm hoje um consumo mais diversificado e aberto.
A revista Esquire, através do site especializado Sportico, elaborou um ranking que mostra como as estrelas do desporto são figuras de grande poder económico até 2025. Passamo-los em revista.
10. Max Verstappen - 70,73 milhões de euros
O tetracampeão de Fórmula 1 é o piloto mais bem pago do circuito. O seu contrato com a Red Bull assegura-lhe grande parte do seu rendimento, mas também ganha muito com patrocínios, razão pela qual faz parte desta lista privilegiada.
9. Patrick Mahomes - 79,27 milhões de euros
O jogador dos Kansas City Chiefs e tricampeão da Super Bowl é uma das caras mais reconhecidas da NFL. Para além dos laços com a equipa, tem acordos com uma marca desportiva, uma cadeia de fast food e uma das maiores companhias de seguros dos Estados Unidos, o que lhe dá uma soma adicional significativa.
8. Giannis Antetokounmpo - 82,92 milhões de euros
O grego, duas vezes MVP da NBA, trabalha perfeitamente a sua imagem: para além da sua considerável associação com os Milwaukee Bucks, a maior parte do seu rendimento provém do seu lucrativo acordo com uma grande marca desportiva, incluindo uma linha exclusiva de sapatilhas personalizadas.
7. Kevin Durant - 84,1 milhões de euros
Kevin Durant destaca-se pela sua parceria com uma marca desportiva americana. Os seus acordos com a mesma empresa que Antetokounmpo e outras marcas consolidam a sua presença financeira fora do campo, para além de entusiasmar milhões de fãs no campo.
6. Stephen Curry - 92,68 milhões de euros
Stephen Curry lidera a NBA com o contrato mais elevado e outros acordos comerciais. É o rosto da Under Armour, está também presente numa empresa automóvel japonesa e no mais famoso banco americano, o que o faz atingir este valor.
5. Kylian Mbappé - 117,68 milhões de euros
Agora estamos a entrar no futebol, o jogo bonito. O antigo vencedor do Campeonato do Mundo assinou um dos contratos mais elevados quando se juntou ao Real Madrid em meados de 2024, vindo do PSG. Tem tudo para continuar a crescer comercialmente a partir da chegada a um gigante mundial como os Merengues.
4. LeBron James - 118,29 milhões de euros
Voltamos por um momento ao basquetebol, pois a estrela de 40 anos dos Los Angeles Lakers continua a ser uma referência dentro e fora do campo. Tem investimentos em franchises desportivas, uma parceria com a mesma empresa desportiva de Durant e Giannis, bem como ligações a empresas de bebidas e de telefonia, cuja combinação lhe rendeu uma fortuna.
3. Lionel Messi - 126 milhões de euros
O melhor jogador de futebol do planeta, vencedor de oito Bolas de Ouro e campeão do mundo com a seleção argentina, chegou à MLS para jogar no Inter Miami e, apesar de o salário base de "La Pulga" ser inferior ao de outras estrelas do futebol, tem uma enorme influência nas redes sociais, acordos com marcas desportivas, uma grande empresa de cerveja e outras alianças que o fazem fazer parte do pódio.
2. Jon Rahm - 190,85 milhões de euros
Um dos melhores jogadores de golfe do mundo. O espanhol fez uma das jogadas mais chocantes do desporto quando se juntou à LIV Golf, apoiada pela Arábia Saudita. O seu contrato de um milhão de dólares e as vitórias em torneios de alto nível tornaram-no num dos maiores vencedores do ano passado, e continua a sê-lo em 2025.
1. Cristiano Ronaldo - 258,53 milhões de euros
O astro português, que acaba de completar 40 anos, continua a ser o atleta mais bem pago do mundo em 2025. O seu contrato com o Al-Nassr da Arábia Saudita representa o salário mais elevado da história do desporto. Mas, mesmo sem rendimentos desportivos, os seus negócios publicitários mantê-lo-iam na elite financeira do desporto, o que ilustra o seu nível de alcance e popularidade. Verdadeiramente bestial.