Mais

Oscar Pistorius compete num triatlo em Durban, 12 anos depois de ter assassinado a namorada

O julgamento de Oscar Pistorius emocionou o mundo
O julgamento de Oscar Pistorius emocionou o mundoProfimedia
O antigo astro paralímpico sul-africano Oscar Pistorius foi visto a competir num triatlo no passado fim de semana, na cidade costeira de Durban, 12 anos após ter assassinado a namorada e um ano depois de ter sido libertado em liberdade condicional.

O site de notícias em língua afrikaans Netwerk24 noticiou na quarta-feira que Pistorius participou na competição Ironman 70.3. O Netwerk24 citou uma fonte anónima que afirmou que Pistorius teve autorização do seu oficial de liberdade condicional para competir.

Conrad Dormehl, advogado de Pistorius, confirmou à Reuters que Pistorius participou na corrida em Durban.

Singabakho Nxumalo, porta-voz do Departamento de Serviços Correcionais da África do Sul, disse que não sabia se Pistorius tinha recebido autorização para competir, mas que iria averiguar e responder às perguntas enviadas pela Reuters. Referiu que o seu oficial de liberdade condicional teria de aprovar a deslocação de Pistorius do local onde reside para outro distrito.

Pistorius, apelidado de “Blade Runner” pelas suas pernas protéticas em fibra de carbon, matou a tiro a modelo Reeva Steenkamp, de 29 anos, através de uma porta de casa de banho trancada, no Dia de São Valentim de 2013, num crime que atraiu atenção mundial e chocou uma nação já habituada à violência contra as mulheres.

O atleta afirmou repetidamente que confundiu Steenkamp com um intruso e interpôs vários recursos contra a condenação com base nessa alegação. Pistorius, agora com 38 anos, foi libertado da prisão em janeiro de 2024 após cumprir mais de metade da pena e encontra-se em liberdade condicional até que esta termine, em 2029.

O Netwerk24 publicou uma fotografia de Pistorius a andar de bicicleta com o dorsal número 105. A tatuagem característica de Pistorius e as suas pernas protéticas eram visíveis na imagem.

A Reuters contactou o fotógrafo, que deu autorização para publicar imagens semelhantes à utilizada pelo Netwerk24.

Resultados publicados online pela empresa de cronometragem desportiva SportSplits mostram que um atleta chamado Oscar Leonard Carl Pistorius competiu no triatlo com o dorsal número 105, tendo ficado em 555.º lugar na classificação geral e em terceiro lugar na categoria de "deficiência física".

A prova incluiu uma natação de 2 km, um percurso de bicicleta de 90 km e uma corrida de 21 km – uma distância total de 70,3 milhas.

Pistorius foi em tempos um ídolo do mundo desportivo e uma voz pioneira em defesa dos atletas com deficiência, lutando para poder competir com atletas sem deficiência em grandes eventos desportivos.

Conquistou seis medalhas de ouro em três Jogos Paralímpicos – Atenas, Pequim e Londres – e participou em provas para atletas sem deficiência nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.


Menções