Mais

Ostiamare de De Rossi decide retirar nova campanha após polémica com a Netflix

Daniele De Rossi, presidente do Ostiamare
Daniele De Rossi, presidente do OstiamareLoris Roselli/NurPhoto / AFP

A decisão do Ostiamare foi tomada depois de ter circulado a promoção do jogo, marcado para 19 de outubro, contra o Fossombrone. A promoção em causa tinha, de facto, difundido uma mensagem considerada inadequada

O clube de Daniele De Rossi, o Ostiamare, entra em campo para defender o seu território e, após a polémica em torno da campanha publicitária da Netflix, posteriormente retirada, que, a partir da série Suburra, denegriu Ostia, decidiu retirar a campanha promocional do jogo contra o Fossombrone, no domingo, 19 de outubro, que, graficamente, se assemelhava à do serviço de streaming, mas com o incitamento à equipa da cidade da costa romana e o incipit 'Ostia is beautiful', depois de o Município "ter difundido o conceito antes do horário previsto pelo clube, apropriando-se indevidamente de uma iniciativa que não era sua e gerando confusão comunicacional", lê-se numa nota do clube presidido por De Rossi.

"O Ostiamare esclarece a sua posição relativamente à campanha que apareceu recentemente nos canais institucionais do Município X de Roma", lê-se na nota.

"A campanha em questão foi concebida e produzida pelo clube com o objetivo de promover o jogo de domingo, 19 de outubro, contra o Fossombrone, ao mesmo tempo que valoriza a identidade desportiva e territorial de Ostia. Registamos com surpresa que o Município X divulgou o conceito antes do horário previsto pelo clube, apropriando-se indevidamente de uma iniciativa que não era sua e gerando confusão na comunicação. Precisamente por este motivo, apesar dos investimentos já efectuados, Ostiamare decidiu suspender a distribuição inicialmente prevista", informou o clube.

A campanha do clube romano da orla costeira, destinada a valorizar a identidade desportiva e territorial de Ostia, surgiu em resposta à decisão da plataforma de streaming Netflix de associar Ostia à série televisiva Suburra. A campanha suscitou muita polémica e foi posteriormente retirada.

A intenção, especifica a empresa de De Rossi ,"era e é reiterar com veemência que Ostia é muito diferente de qualquer narrativa distorcida que a identificou durante demasiado tempo através das plataformas tradicionais. Ostia é desporto, é paixão, é uma comunidade viva. É o estádio Anco Marzio cheio de famílias, crianças e adeptos que todos os domingos vivem o futebol como um momento de participação e de identidade partilhada".

Por último, o próprio clube sublinha que "Ostia é bela, nós dizemo-lo com as nossas cores e os nossos valores, através do desporto e do compromisso social. Ostiamare é identidade, o clube é a voz do território, um símbolo de orgulho e de pertença", reiterando também que "Ostia não é Suburra: rejeitamos qualquer tentativa de reduzir esta comunidade a rótulos e estereótipos negativos".