Mais

Ouro com o Chaves, diamante na Amoreira: Safira volta a dar triunfo ao Vitória (1-0) com o Estoril

Safira voltou a ser o herói do Vitória, com o golo aos 12 minutos
Safira voltou a ser o herói do Vitória, com o golo aos 12 minutosOpta by Stats Perform/LUSA
O Vitória de Guimarães venceu este sábado o Estoril, por 1-0, uma vez mais com um golo de Alisson Safira, lançado no onze vimaranense por Moreno, depois de ter entrado na partida com o Chaves, marcando o golo da vitória já na compensação. Com este triunfo os vimaranenses igualam os 30 pontos do Casa Pia, na 5.ª posição, enquanto o Estoril continua em crise cada vez mais profunda, no 14.º lugar, com 19 pontos.

Recorde as incidências da partida

Depois da derrota com o Famalicão (0-1), Nélson Veríssimo fez duas alterações, com Delos e João Gamboa no onze, nos lugares de Mexer e Tiago Santos.

Já Moreno, depois do triunfo diante do Chaves, mexeu apenas uma peça, apostando precisamente no avançado que havia entrado para dar a vitória na última jornada, Safira, em vez de Anderson Silva.

Os onzes de Estoril e V. Guimarães
Os onzes de Estoril e V. GuimarãesFlashscore

O primeiro remate do jogo foi do Vitória, com Afonso Freitas a cabecear por cima da barra da baliza do Estoril, logo aos dois minutos. Respondeu o Estoril, num livre de Francisco Geraldes cortado por Miguel Maga, aos 3', antes da primeira ocasião de golo, aos 4 minutos, com André Silva a rematar para defesa, a dois tempos, de Dani Figueira.

E foi após um livre do Estoril que, novamente numa transição rápida, o Vitória inaugurou o marcador, aos 12 minutos. O autor? Safira, pois claro. O passe foi de Afonso Freitas, o avançado brasileiro fugiu pela esquerda, tirou Bernardo Vital da frente e rematou cruzado, batendo Dani Figueira.

Aos 16 minutos, de livre, Tiago Silva voltou a testar Dani Figueira, que afastou com os punhos, antes da reação do Estoril resultar numa primeira ocasião, aos 18 minutos, com Tiago Gouveia a rematar cruzado, vindo da esquerda, e com Cassiano a chegar atrasado para o desvio.

Aos 24', aí sim, Cassiano a chegar ao cruzamento de Joãozinho mas com Bruno Varela a brilhar, negando o empate ao Estoril. Um minuto depois, mais uma ocasião, desta feita para Tiago Gouveia, com o remate a encontrar o mesmo destino: Bruno Varela a defender, Afonso Freitas a completar o alívio.

Aos 35 minutos mais uma ocasião para o Estoril, com cruzamento de Joãozinho e Gamboa, com espaço, a cabecear ao lado da baliza de Bruno Varela.

Depois do guarda-redes do Vitória brilhar, foi a vez do guardião do Estoril: 36 minutos, cruzamento de Jota Silva, remate de primeira de André Silva e uma defesa espantosa de Dani Figueira, a negar o 2-0. Na sequência do canto, batido por Tiago Silva, Jota Silva cabeceou e Delos impediu nova festa.

Pior, muito pior...

A segunda parte começou sem substituições em ambas as equipas, com um jogo mais embrulhado até aos 54 minutos, quando João Carvalho, na ressaca a um canto, dominou à entrada da área e, de pé esquerdo, rematou ao lado da baliza de Bruno Varela.

Aos 62 minutos Nélson Veríssimo estreou mais um reforço, Rafik Guitane, que na última época deu nas vistas no Marítimo, retirando Rodrigo Martins, com Moreno a responder de pronto, refrescando o ataque, com Anderson Silva no lugar do autor do golo, Safira.

A verdade é que o jogo caiu, e muito, de qualidade, mesmo perante a tentativa de reação do Estoril. E o Vitória, claro, agradeceu, com tímidas tentativas de contra-ataque.

Nélson Veríssimo voltou a tentar mexer com o jogo, aos 77 minutos, com uma tripla alteração: Ndiaye, Siliki e João Carlos entraram para os lugares de João Carvalho, João Gamboa e Tiago Gouveia.

A verdade é que o lance de perigo surgiu, sim, mas para o lado do Vitória: mais uma assistência de Afonso Freitas e, aos 81 minutos, Anderson Silva a surgir do lado esquerdo e a rematar cruzado, com a bola a rasar o poste direito da baliza do Estoril.

A única oportunidade da equipa da casa na segunda parte surgiu aos 87 minutos, após um livre, com Ndiaye a desviar de cabeça e Bruno Varela a afastar o perigo.

Em cima do minuto 90 ainda houve uma bola à barra da baliza do Vitória, mas num lance que seria anulado por fora de jogo.

O Estoril soma a terceira derrota consecutiva pela margem mínima, enquanto o Vitória alcançou o segundo triunfo consecutivo e aproveitou a derrota do Casa Pia com o Benfica para igualar os lisboetas no quinto lugar da classificação.

Homem do jogo Flashscore: Alisson Safira (V. Guimarães)

Destaques e estatística final do Estoril-V. Guimarães
Destaques e estatística final do Estoril-V. GuimarãesOpta by Stats Perform