País de Gales e Ilhas Fiji vencem na preparação para Mundial de râguebi

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

País de Gales e Ilhas Fiji vencem na preparação para Mundial de râguebi

País de Gales venceu Inglaterra por 20-9, em Cardiff
País de Gales venceu Inglaterra por 20-9, em CardiffWales Rugby Union
País de Gales e Ilhas Fiji, adversários de Portugal no Mundial de râguebi França2023, venceram este sábado nos primeiros encontros de preparação para a prova que começa a 8 de setembro, enquanto a Austrália foi derrotada ‘tangencialmente’.

Os galeses, que no último ano tinham vencido apenas a Argentina e a Itália, em nove encontros disputados, venceram a Inglaterra por 20-9, em Cardiff, enquanto os fijianos bateram o Japão por 32-15, em Tóquio, e os australianos perderam com a Nova Zelândia, em Dunedin, por 23-20.

No Principality Stadium, o País de Gales chegou ao intervalo a perder por 9-6, mas deu a volta no segundo tempo com ensaios de Jac Morgan (48 minutos) e George North (58), ambos transformados por Leigh Halfpenny, que já tinha concretizado duas penalidades, na primeira parte, no dia em que completou 100 internacionalizações.

Recorde o País de Gales-Inglaterra

Antes, as Ilhas Fiji deram uma demonstração de força no Japão, ao vencerem por 32-15, aproveitando da melhor forma a inferioridade numérica dos nipónicos, desde os seis minutos de jogo, após o cartão vermelho a Pieter Labuschagne.

Os fijianos somaram um total de cinco ensaios, por Waisea Nayacalevu (04), Eroni Mawi (17), Simione Kuruvoli (38) e Frank Lomani (58, 81), todos eles transformados, frente a um Japão que só nos últimos 10 minutos conseguiu chegar aos pontos, através de dois toques de meta.

Recorde o Japão-Ilhas Fiji

Já a Austrália, perdeu tangencialmente na Nova Zelândia, por 23-20, uma semana após a concludente derrota (38-7) frente ao mesmo rival, a contar para o Rugby Championship do hemisfério sul.

Os ‘wallabies’ continuam sem vencer sob o comando de Eddie Jones, apesar de terem chegado ao intervalo a vencer por 17-3, com ensaios transformados de Marika Koroibete (03) e Tom Hooper (07).

A resposta dos renovados ‘All Blacks’, com 12 alterações em relação ao último jogo, foi ‘demolidora’ no segundo tempo e permitiu-lhes chegar ao triunfo com uma penalidade de Richie Mo’unga, na bola de jogo, após toques de meta de Shaun Stevenson e Samipeni Finau, ambos transformados, além de outras duas penalidades.

Recorde o Nova Zelândia-Austrália

Até ao início do Mundial2023, o País de Gales volta a defrontar a Inglaterra, em Londres, no sábado, e recebe a África do Sul, em Cardiff, em 19 de agosto.

As Ilhas Fiji visitam a França, em 19 de agosto, e a Inglaterra, uma semana depois, em 26 de agosto, enquanto a Austrália visita a França, em 27 de agosto, mas, no dia antes, deve utilizar no teste contra Portugal, em Paris, vários jogadores que farão parte das escolhas de Eddie Jones.

Além do encontro com a Austrália A, Portugal defronta, no sábado, os Estados Unidos, no Estádio do Algarve.

A seleção portuguesa vai jogar o Mundial de râguebi pela segunda vez no seu historial, após a histórica presença na competição, em 2007, também em França.

Portugal vai disputar o Grupo C, no qual enfrenta o País de Gales (16 de setembro), a Geórgia (23 de setembro), a Austrália (01 de outubro) e as Ilhas Fiji (08 de outubro).

O Mundial de França2023 decorre entre 08 de setembro e 28 de outubro.