O jogador do Heerenveen, Noppert, estava sem clube há apenas dois anos, com o objetivo de se juntar à polícia, mas em vez de apanhar criminosos, optou por defender golos pelo seu país. Com a nação que nunca foi eliminada na fase de grupos dos Mundiais, outra exibição de qualidade pode ajudar a produzir um resultado positivo esperado pela laranja mecânica, que ocupa o 8.º lugar do ranking FIFA e vai defrontar uma seleção que se encontra 36 lugares abaixo: o Equador.
Os homens de Gustavo Alfaro gravaram os seus nomes na história do Mundial ao serem a primeira equipa a derrotar a nação anfitriã do torneio no jogo de abertura. O Equador talvez se tenha inspirado no discurso pré-jogo do treinador, inspirado em Winston Churchill, em que afirmou: "se não mudares de opinião não estás a mudar nada, por isso tivemos de mudar algumas coisas". E mudaram, pois o Equador ganhou por 2-0, procurando progredir da fase de grupos do Campeonato do Mundo pela segunda vez.
No entanto, o Equador não conseguiu vencer contra 13 dos 24 adversários europeus que enfrentou ao longo dos anos, o que inclui dois jogos contra os neerlandeses (E1, D1). Isto pode significar que Alfaro precisa de estar mais uma vez motivado para este confronto. O selecionador pode apontar para o recorde nacional que alcançou no século XXI de sete clean sheets consecutivos antes deste encontro para mostrar que o Equador tem uma oportunidade, embora nenhuma das seleções que La Tri enfrentou durante aquela série se situasse dentro dos dez melhores do ranking, pelo que têm aqui um verdadeiro teste às suas capacidades.
Jogadores a observar: Cody Gakpo, estrela do PSV e dos Países Baixos, quebrou o impasse contra o Senegal e marcou na sua estreia no Campeonato do Mundo, o que significa que três dos seus últimos cinco golos foram os primeiros golos do segundo tempo. Com o objetivo de o ultrapassar estará o Equador e Enner Valencia, avançado do Fenerbahçe de Jorge Jesus, que marcou duas vezes no jogo de abertura do Mundial para fazer cinco golos em apenas quatro jogos no torneio.
Estatística: O Equador teve mais cantos a favor do que o adversário em oito dos seus últimos nove jogos.
Curiosidade do Mundial: Ao ganhar o Campeonato do Mundo pela Alemanha Ocidental como jogador, em 1974 (contra os Países Baixos), e como treinador, em 1990 (contra a Argentina), Franz Beckenbauer tornou-se a primeira pessoa a ganhar a competição como capitão e selecionador nacional.
Acompanhe o jogo no Flashscore
O jogo entre Países Baixos e Equador pode ser seguido através do Flashscore. Confira as principais estatísticas, acompanhe o relato e ouça os comentários em áudio, que iniciam cinco minutos antes do pontapé de saída do encontro.
Acompanhe aqui as incidências do jogo
