Mais

Paraciclista Telmo Pinão termina carreira nos Mundiais de pista no Rio

Paraciclista Telmo Pinão termina carreira nos Mundiais de pista no Rio
Paraciclista Telmo Pinão termina carreira nos Mundiais de pista no RioFP Ciclismo

O paraciclista Telmo Pinão, que representou Portugal em três Jogos Paralímpicos, anunciou este sábado o fim da carreira desportiva, após o 11.º posto na prova de 1 km contrarrelógio dos Mundiais de paraciclismo de pista, no Rio de Janeiro.

Enorme gratidão e coração cheio. Foram 15 anos vividos com intensidade, paixão e compromisso, marcados por desafios, conquistas e aprendizagens que levarei para a vida”, declarou o ciclista, de 45 anos, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

O paraciclista natural de Coimbra logrou diplomas paralímpicos em Tóquio-2020 e em Paris-2024, tendo também participado nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, decidindo pôr um ponto final na carreira na mesma cidade, nove anos depois.

No palmarés conta-se uma prata em Campeonatos da Europa, em 2021, na corrida de fundo, e vários outros pódios em Taças do Mundo e competições internacionais, numa carreira marcada quer pela estrada quer pela pista.

Agradecendo à federação, equipas, colegas e treinadores, bem como família e patrocinadores, Pinão despediu-se de uma fase da vida em que esteve “a viver um sonho”, disse.