Paris-2024: Chefe da organização aponta a sucesso da França apesar do "enorme stress" do clima

Tony Estanguet numa conferência de imprensa no sábado
Tony Estanguet numa conferência de imprensa no sábadoLUKE HALES/Getty Images via AFP

Tony Estanguet, presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, manifestou este sábado a sua satisfação pelo facto de a França ter "conseguido realizar com êxito" os Jogos Olímpicos, com uma organização "à altura", apesar das condições meteorológicas que causaram "enorme stress".

"A França fez dos Jogos Olímpicos um sucesso", declarou Tony Estanguet numa conferência de imprensa na véspera da cerimónia de encerramento no Stade de France, no domingo à noite. Tony Estanguet elogiou os Jogos Olímpicos por serem "populares, alegres, empenhados e ousados", com uma organização "à altura".

"Vimos uma França feliz, e isso não deve ser minimizado com o legado dos Jogos Olímpicos. O tempo foi provavelmente a nossa principal dificuldade, estávamos realmente sob enorme stress", admitiu o antigo canoísta tricampeão olímpico. 

"Pessoalmente, estive stressado até ao final da cerimónia de abertura", que decorreu "em condições dantescas", com "drones que nunca puderam descolar por causa da chuva" para filmar o espetáculo. Além disso, estavam previstas algumas tempestades violentas que nunca chegaram, enquanto outras "chegaram", apesar de "não terem sido previstas".

"De fora, estes Jogos Olímpicos decorreram sem problemas, mas posso dizer que houve alguns momentos de stress e de tensão", acrescentou o diretor-geral Etienne Thobois, recordando que as competições e os treinos no Sena tiveram de ser adiados e que tiveram de enfrentar problemas de telecomunicações, sabotagens e tentativas de arrombamento dos estádios.

"Por vezes, o tempo parou nos recintos olímpicos", acrescentou, citando Léon Marchand e Armand Duplantis.

Questionado sobre as vendas de bilhetes para os Jogos Paraolímpicos, que até agora têm tido dificuldade em arrancar, Tony Estanguet salientou que desde o início "vendemos cinco vezes mais bilhetes por dia". Em meados de julho, tinham sido vendidos um milhão de bilhetes, de um total de 2,8 milhões. No que se refere aos bilhetes para os Jogos Olímpicos, já foram vendidos 9,5 milhões.