Mais

Paris-2024: Diogo Costa e Carolina João com primeira vaga para a vela e 10.ª para Portugal

Os Mundiais de Haia são o primeiro momento de qualificação da vela para os Jogos Olímpicos, com Portugal ainda na luta por vagas em outras classes
Os Mundiais de Haia são o primeiro momento de qualificação da vela para os Jogos Olímpicos, com Portugal ainda na luta por vagas em outras classesDivulgação
Diogo Costa e Carolina João garantiram esta quarta-feira a primeira quota para a vela portuguesa nos Jogos Olímpicos Paris2024, onde a missão lusa tem já outras nove vagas garantidas.

Com o oitavo lugar assegurado no penúltimo dia de competição dos 470 nos Mundiais de vela, em Haia, a dupla portuguesa assegurou um dos oito lugares disponíveis na classe para Paris2024.

Os Mundiais de Haia são o primeiro momento de qualificação da vela para os Jogos Olímpicos, com Portugal ainda na luta por vagas em outras classes.

Neste momento, a natação é a modalidade mais representada entre os portugueses com vaga assegurada, com quatro nadadores, com destaque para Diogo Ribeiro, vice-campeão mundial dos 50 metros mariposa, que já conseguiu mínimos nos 50 e 100 metros livres e nos 100 metros mariposa.

Para os Jogos Olímpicos Paris2024, que se realizam entre 26 de julho e 11 de agosto do próximo ano, também têm mínimos João Costa (100 metros costas), Camila Rebelo (200 metros costas) e Miguel Nascimento (50 metros livres).

Graças ao ranking da World Surf League, Teresa Bonvalot sabe que vai estar pela segunda edição consecutiva na prova de surf nos Jogos Olímpicos, que em 2024 se vai disputar na Polinésia Francesa.

No atletismo, com o ranking a dar 50% das vagas e as restantes a serem ocupadas por atletas com mínimos, só em 30 de junho de 2024 se saberá a lista definitiva de apurados.

Contudo, Auriol Dongmo, no lançamento do peso, Isaac Nader, nos 1.500 metros, e João Coelho, nos 400 metros, já alcançaram a marca de qualificação exigida pela World Athletics.