Paris-2024: Francês Djamili-Dini Aboudou Moindze conquista o bronze na categoria +92kg

Djamili-Dini Aboudou Moindze conquistou o bronze na categoria +92 kg
Djamili-Dini Aboudou Moindze conquistou o bronze na categoria +92 kgProfimedia

Apesar de ter mandado Ayoub Ghadfa Drissi El Aissaoui para o tapete na 3.ª ronda, Djamili-Dini Aboudou Moindze não chegou à final da categoria +92kg. Derrotado por decisão unânime (5-0), ficou-se pela medalha de bronze.

Recorde as incidências do combate

Depois da vitória clara, por pontuação e estilo, do uzbeque Bakhodir Jalolov sobre o alemão Nelvie Raman Tiafack (5-0), Djamili-Dini desafiou o espanhol Ayoub Ghadfa Drissi El Aissaoui por um lugar na final da categoria +92kg.

O mais alto Ghadfa Drissi El Aissaoui, vencedor do último duelo, tinha uma vantagem de tamanho e alcance, o que levou o francês a quebrar imediatamente a distância. Apoiado pelo público de Roland-Garros, Aboudou Moindze apanhou um susto quando foi para o chão sem ser considerado derrotado.

O espanhol procurou trabalhar o corpo, com dois potentes golpes de direita. O objetivo do francês era entrar por dentro, mas parecia tenso. Os juízes aperceberam-se disso: apenas um em cada cinco lhe deu o primeiro knockdown.

Aboudou Moindze não tinha mais nada a perder... mas foi novamente para o tapete, sem ser contado novamente, com Ghadfa Drissi El Aissaoui a empurrá-lo. Canhoto, o francês utilizou o braço da frente para se aproximar antes de continuar com o braço de trás. Nitidamente melhor no seu combate, o Tricolor queria encostar o seu adversário às cordas e, sobretudo, impedi-lo de lutar na linha. A multidão esperou pelo resultado: mais uma vez, 4-1 para o espanhol.

Só um knockdown ou mesmo um OG permitiria a Aboudou Moindze chegar à final. E Ghadfa Drissi El Aissaoui caiu e foi considerado eliminado após um gancho de esquerda. O espanhol parecia cansado. O francês lançou uma série final antes de soar a campainha.

Porém, não foi suficiente e o espanhol foi declarado vencedor por decisão unânime. Sem ser aguardado no início da quinzena, Aboudou Moindze foi um excelente medalhista de bronze para o país anfitrião.