Patinador norte-americano Malinin brilha a um mês dos Jogos Olímpicos

Malinin executa uma grande acrobacia
Malinin executa uma grande acrobaciaJAMIE SQUIRE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O prodígio norte-americano Ilia Malinin (21 anos) conquistou este sábado, em São Luís, Missouri, o seu quarto título consecutivo de campeão de patinagem artística dos Estados Unidos e será o grande favorito à medalha de ouro olímpica dentro de um mês, nos Jogos de Milão-Cortina.

Atual bicampeão do mundo e vencedor por duas vezes da final do Grand Prix, o jovem patinador ficou muito perto de ser selecionado para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022.

Desde então, reina na patinagem mundial e voltou a dar espetáculo em São Luís, ao vencer com um total de 324,88 pontos, mais de 57 de vantagem sobre o segundo classificado, Andrew Torgashev.

É o primeiro patinador, e até agora o único, a dominar o quádruplo axel, o salto mais difícil, que conseguiu por três vezes durante o seu programa livre de sábado.

"Decidi não correr qualquer risco"

"Não tinha a certeza do que devia fazer; decidi não correr qualquer risco, preferi jogar pelo seguro, porque sei que provavelmente terei de voltar a fazê-lo dentro de algumas semanas", afirmou aos jornalistas.

Madison Chock e Evan Bates, por sua vez, conquistaram o seu sétimo título nacional em dança no gelo, dominando tanto o programa curto como o livre da competição, com um recorde de pontos para eles no livre (137,17).

A seleção olímpica norte-americana que irá participar nos Jogos italianos (de 6 a 22 de fevereiro) será anunciada no domingo.