Jogos Olímpicos de Inverno: Coreia do Sul conquista o ouro na estafeta feminina dos 3000m

Kim Gil-li, da Coreia do Sul, cruza a linha de chegada na final da estafeta feminina dos 3000m
Kim Gil-li, da Coreia do Sul, cruza a linha de chegada na final da estafeta feminina dos 3000mWANG ZHAO / AFP

Pela segunda vez nestes Jogos Olímpicos, os Países Baixos não conseguiram conquistar a medalha de ouro no torneio de pista curta, com a Coreia do Sul a superar a Itália e o Canadá numa final surpreendente esta quarta-feira.

Os Países Baixos, liderados pela bicampeã olímpica Xandra Velzeboer, chegaram à final juntamente com a Itália de Arianna Fontana, que eliminou os Estados Unidos e a França na primeira meia-final disputada no sábado.

As duas potências da pista curta foram acompanhadas pela Coreia do Sul e pelo Canadá, que conseguiram ultrapassar a China por pouco para garantir um lugar na final A.

Na final, o Canadá esteve na frente durante grande parte da prova, mas foi pressionado por Xandra Velzeboer e pelos Países Baixos. No entanto, após Michelle Velzeboer voltar à pista, caiu depois de um contacto com o Canadá, na sequência de um empurrão forte de Selma Poutsma, afastando os Países Baixos da corrida.

As últimas voltas foram intensas, com as três equipas restantes a assumirem a liderança pelo menos uma vez, o Canadá perdeu-a para a Itália, e Shim Suk-hee, da Coreia do Sul, conquistou-a a Elisa Confortola a uma volta do fim.

Kim Gil-li cruzou a meta pela Coreia do Sul em primeiro lugar, garantindo ao país a sua sétima medalha de ouro na estafeta feminina dos 3000m na história olímpica. A Itália terminou na segunda posição, à frente do Canadá.