Mais

Pedro Pinto nomeado novo DTN do atletismo, sucedendo a José Barros

Pedro Pinto nomeado novo DTN do atletismo, sucedendo a José Barros
Pedro Pinto nomeado novo DTN do atletismo, sucedendo a José BarrosFP Atletismo

 O atletismo português muda de Diretor Técnico Nacional (DTN) para o ciclo olímpico Los Angeles-2028, com a entrada de Pedro Pinto para o lugar até agora desempenhado por José Barros, anunciou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Pedro Pinto, que desempenha também as funções de técnico nacional de saltos, passa já a partir de quarta-feira a coordenar os departamentos de Alto Rendimento, Desenvolvimento, as seleções nacionais e estará diretamente ligado com a Unidade de Saúde e Performance da FPA.

Quanto a José Barros, que vive na região do Porto, fica como coordenador do Centro de Alto Rendimento da Maia, elo de ligação à zona Norte e assessor do Departamento de Formação.

"A Direção da FPA agradece ao professor José Barros o trabalho realizado e que foi fundamental para a reestruturação do Quadro Competitivo Nacional e para o desenvolvimento dos atletas, com reflexo nos 68 recordes nacionais alcançados nos últimos nove meses e nas várias medalhas alcançadas nas competições mais importantes a nível internacional", refere a federação, na nota em que divulga a substituição.

José Barros, 62 anos, ligado à modalidade desde 1973, explicou que deixa o cargo de DTN por problemas de saúde e "pouca disponibilidade para estar com a família", situação que o levou a "demonstrar à direção da que não estava capaz de exercer o cargo, de fazer várias coisas ao mesmo tempo".

"Com muita pena, não foi bater com a porta, foi o não ser capaz de exercer as funções. Passarei a colaborar como treinador formador e, quando me pedirem opinião, lá estarei", disse José Barros, ao jornal O Jogo.

José Barros foi DTN entre 2007 e 2012 e regressou em 2024, pela mão da direção da FPA liderada por Domingos Castro.


Menções