Na carta enviada às federações europeias, endereçada particularmente a Vico Zeljkovic, presidente da federação da Bósnia e Herzegovina, Pedro Proença informa que Fernando Gomes "renunciou oficialmente ao seu cargo de membro do Conselho da FIFA", na sequência da sua eleição para presidente do Comité Olímpico de Portugal.
Na mesma missiva, Pedro Proença deixa rasgados elogios ao seu antecessor na FPF.
"Na qualidade de presidente recém-eleito da Federação Portuguesa de Futebol, quero aproveitar esta oportunidade para manifestar o meu profundo apreço pelo inestimável contributo de Fernando Gomes para o futebol português e internacional. A sua liderança e dedicação deixaram um impacto duradouro, e o seu novo papel irá, sem dúvida, elevar ainda mais o desporto português a uma escala mais alargada", reconheceu Pedro Proença.
A carta de Pedro Proença na íntegra:
"Escrevo para informar que o Sr. Fernando Gomes renunciou oficialmente ao seu cargo de membro do Conselho da FIFA, na sequência da sua eleição para Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Esta decisão reflecte o seu empenho em dedicar-se totalmente a esta prestigiada função e a sua paixão pelo futebol português, contribuindo para o desenvolvimento do futebol a nível mundial.
Na qualidade de Presidente recém-eleito da Federação Portuguesa de Futebol, quero aproveitar esta oportunidade para manifestar o meu profundo apreço pelo inestimável contributo de Fernando Gomes para o futebol português e internacional. A sua liderança e dedicação deixaram um impacto duradouro, e o seu novo papel irá, sem dúvida, elevar ainda mais o desporto português a uma escala mais alargada.
Neste espírito de total harmonia e partilha de um objetivo comum, depois de ter apoiado a candidatura do Sr. Fernando Gomes ao Comité Olímpico Português, é com o maior prazer que recebo o apoio total do Sr. Fernando Gomes à minha candidatura ao Comité Executivo da UEFA.
Considerando os desafios e oportunidades que o futebol europeu enfrentará nos próximos anos, bem como a minha visão para o seu futuro e o papel de Portugal como um dos anfitriões do Campeonato do Mundo de Futebol de 2030, peço sinceramente o vosso apoio à minha candidatura."