Na gala, a seleção espanhola de futebol foi distinguida com o Prémio Carreira Desportiva atribuído pela Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE), na segunda edição da sua cerimónia de entrega de prémios realizada esta segunda-feira no Real Casino de Madrid.
A cerimónia contou com a presença, em representação da RFEF, do presidente do seu Comité Diretivo, Pedro Rocha, que acompanhou a jogadora que recebeu o prémio, María Pérez.
A jogadora internacional destacou, quando subiu ao palco, o mérito de ganhar um Campeonato do Mundo, e agradeceu o apoio de todo o mundo do futebol. "O futebol feminino está a crescer a passos largos, e isso ajuda-nos a continuar a lutar pelo que queremos, que é a igualdade", insistiu María Pérez.
De referir que a internacional espanhola partilhou a honra do Prémio Carreira Desportiva com outro grande nome da seleção espanhola, David Silva, vencedor do Campeonato do Mundo de 2010 e dos Campeonatos da Europa de 2008 e 2012. Poucos minutos antes, Silva tinha proferido palavras muito carinhosas para a seleção feminina, que María Pérez lhe agradeceu sinceramente.
Pedro Rocha salientou que "é essencial manter uma relação fluida entre aqueles que, de uma forma ou de outra, são responsáveis pelo bom andamento do nosso futebol". "Insisto na necessidade de a cordialidade e o trabalho conjunto prevalecerem, para o bem do nosso desporto, numa altura em que temos muitos desafios pela frente e a sociedade nos pede para nos concentrarmos no que nos une", concluiu.