O autor do crime, "identificado graças às imagens (televisivas), admitiu os factos" e "deverá pagar uma multa até 350 euros", mas o Ministério Público não tomou conhecimento do caso para qualquer outra ação, disse à AFP um oficial da polícia.
Sozinho na liderança a cerca de trinta quilómetros do fim, Mathieu van der Poel foi cuspido por um espetador, de cerveja na mão, na Karnemelkbeekstraat, em Ronse. O incidente foi registado pela televisão.
"As pessoas que fazem isto fariam melhor em não assistir às corridas. Infelizmente, não posso mudar as coisas, mas é uma pena que volte a acontecer, porque já me aconteceu a mim", disse Van der Poel na altura. O neto de Raymond Poulidor já foi vítima de vários atos maliciosos.
Durante a Paris-Roubaix de domingo, o chefe de fila da equipa Alpecin-Deceuninck foi atingido na cara por uma garrafa de água no troço de Templeuve, enquanto liderava a corrida. Segundo a imprensa belga, o autor da agressão apresentou-se espontaneamente à polícia.
A equipa belga anunciou a sua intenção de apresentar queixa, enquanto o Ministério Público de Lille abriu um inquérito por "violência com arma". A União Ciclista Internacional (UCI) também anunciou a sua intenção de apresentar uma queixa.