Mais

Pólo aquático: Portugal perde com Malta e falha apuramento para Europeu (13-17)

Fernando Leite insatisfeito com a falta de eficácia
Fernando Leite insatisfeito com a falta de eficáciaFP Natação

A seleção portuguesa masculina de polo aquático perdeu esta terça-feira com Malta por 13-17, no segundo jogo do Grupo D de apuramento para o Europeu 2026, e já não conseguirá chegar à fase final do torneio.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois da derrota ante França (19-7), na véspera, a equipa lusa não conseguiu hoje bater os anfitriões da poule de apuramento, a disputar-se em Gzira, depois de ser inferior nos primeiros períodos (4-0 e 3-6), não chegando a recuperação nos dois complementares (3-5 e 4-5).

Com duas derrotas averbadas, Portugal fica de fora, antes do jogo de quarta-feira ante a Ucrânia, uma vez que franceses e malteses garantiram já os dois primeiros lugares e os consequentes apuramentos para Budapeste2026.

Foi um resultado que não queríamos. Não conseguimos encarar o início de jogo de forma eficiente. Assumo a responsabilidade do resultado, das escolhas táticas e das substituições”, declarou o selecionador, Fernando Leite, citado pela Federação Portuguesa de Natação.

Leite lamentou a “taxa de eficácia tão baixa” quando em superioridade numérica e o fator casa de Malta, algo de que Portugal beneficiou com a seleção feminina, que se apurou em Setúbal para o Europeu.

Em destaque esteve o capitão Pedro Sousa, com três golos, em partida com nove marcadores diferentes para a equipa das quinas, enquanto Steven Camilleri, com quatro tentos, foi o mais eficaz no jogo.