"Munique votou. Munique falou e Munique votou 'Sim'. Estamos bem acima dos 60%", anunciou o Presidente da Câmara de Munique, Dieter Reiter, no início da noite de domingo, quando foram anunciados os primeiros resultados.
Com quase dois terços dos boletins de voto contados, o "Sim" tinha uma maioria de quase 66%, atingindo facilmente o quórum necessário de 10% dos eleitores recenseados, contra 34% para o "Não". A taxa de participação foi de quase 40%, a mais elevada registada numa consulta pública aos cidadãos em Munique.
O Comité Olímpico Alemão (DOSB) lançou-se na aventura de uma candidatura do país à organização dos Jogos Olímpicos de verão, em 2036, 2040 ou 2044. Três cidades - Munique, Hamburgo e Berlim - e uma região - Reno-Ruhr - manifestaram o seu interesse e estão na primeira corrida interna alemã.
O município de Munique foi o primeiro a dar à sua população uma palavra a dizer sobre o projeto. Pouco mais de um milhão de eleitores (1,1) foram convocados no domingo para votar "sim" ou "não", com a possibilidade de votar antecipadamente por correio (33,7% dos eleitores), comum na Alemanha.
Os habitantes das cidades do projeto Reno-Ruhr (16 atualmente) deverão votar a 19 de abril de 2026, tal como os de Kiel, que se candidata às provas de vela no âmbito de uma candidatura alemã. Hamburgo tenciona consultar a sua população a 31 de maio de 2026, ao passo que os estatutos da região de Berlim não prevêem a realização de um referendo sobre a questão da candidatura olímpica.
