Portugal com 17 atletas nos Mundiais de pista coberta mas sem figuras

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Portugal com 17 atletas nos Mundiais de pista coberta mas sem figuras

Prova vai ser disputada em Glasgow
Prova vai ser disputada em GlasgowFederação Portuguesa de Atletismo
Portugal vai estar representado por 17 atletas nos Mundiais de pista coberta, anunciou esta sexta-feira a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), confirmando as ausências de Pedro Pichardo, Auriol Dongmo e Patrícia Mamona.

A campeã mundial de há dois anos no lançamento do peso, Auriol Dongmo, Pedro Pichardo, ouro em Belgrado-2022, e Patrícia Mamona, bronze nos Europeus de 2023, podiam participar, quer por marca, quer por ranking, mas não vão estar em Glasgow.

Pichardo tinha marca para participar no triplo salto em Glasgow, Escócia, dado ter alcançado os mínimos, com 17,60 metros na Ataköy Arena, em Istambul, em 03 de março, com que ganhou os Europeus indoor de 2023, mas optou por não participar.

O mesmo acontece com Auriol Dongmo, que registou 19,76 metros no mesmo dia e local do campeão olímpico do triplo em Tóquio-2020, mas que está lesionada.

No triplo feminino, Patrícia Mamona, que foi prata nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, e bronze em Istambul-2023, também estará ausente, ainda que pudesse entrar por ranking, mesmo que não por marca.

Pichardo tinha marca para participar no evento mas optou por não marcar presença em Glasgow
Pichardo tinha marca para participar no evento mas optou por não marcar presença em GlasgowLUSA

Em Glasgow, de 01 a 03 de março, Portugal vai estar pela primeira vez representado por duas estafetas, com as equipas masculina e feminina nos 4x400 metros, após convite da World Athletics.

Apenas dois atletas dos convocados tinham conseguido marca de qualificação direta - João Coelho (400 metros) e Isaac Nader (1.500), com os restantes a participarem por ranking.

Com a ausência de Pichardo, Tiago Pereira vai ser o representante luso no triplo salto, com Jéssica Inchude e Eliana Bandeira a participarem no lançamento do peso, sem Dongmo.

No setor feminino, a veterana Lorene Bazolo e Rosalina Santos vão disputar os 60 metros, Cátia Azevedo os 400 e Salomé Afonso os 1.500, enquanto Omar Elkhatib vai estar nos 400 metros masculinos, com João Coelho.

A estafeta masculina será composta por João Coelho, Omar Elkhatib, Duarte Fernandes, Ericsson Tavares e Ricardo dos Santos, enquanto Carina Vanessa, Cátia Azevedo, Fatoumata Diallo, Juliana Guerreiro e Vera Barbosa formam a equipa feminina.