Os três jogadores lusos foram escolhidos pelos observadores técnicas da UEFA, numa equipa em que também incluem o guarda-redes ucraniano Ivan Bielimov e o espanhol Jaime Martinez-Olivares e que foi esta quarta-feira divulgada pelo organismo europeu.
Rodrigo Monteiro, que bateu o recorde de golos na fase final, com sete, já tinha sido nomeado o melhor jogador da competição, que decorreu na Moldova e terminou no domingo com o triunfo da equipa portuguesa por 3-2.
“Foi o melhor pivô do torneio mas também o jogador mais completo (…). Não foram só os golos. O Rodrigo Monteiro foi o melhor principalmente pela forma como joga. Consegue receber em posições difíceis em qualquer zona da quadra. Consegue combinar com os colegas ou consegue escapar ao adversário e jogar sozinho. Tem a capacidade e a atitude para dominar em todas as situações, incluindo a defender. É um jogador realmente completo”, destacou o painel da UEFA.
O guarda-redes português Eurico Cunha, que marcou a 35 metros na meia-final frente à Eslovénia, mereceu uma menção honrosa da parte dos Observadores Técnicos da UEFA, pela sua “agilidade e consistência”.